Mutirão 22/10/2010 - 13:10:34
Entorpecentes: Mutirão beneficia 15ª Vara Criminal da Capital


Juízes de outras Varas auxiliaram nas audiências durante mutirão na 15ª Vara Criminal Juízes de outras Varas auxiliaram nas audiências durante mutirão na 15ª Vara Criminal Caio Loureiro (Dicom - TJ/AL)

     Com cerca de dois mil processos, sendo destes aproximadamente 250 relacionados a réus presos, a 15ª Vara Criminal da Capital – Entorpecentes, é o reflexo do aumento das prisões referentes ao tráfico de drogas em Alagoas. Preocupado com essa situação, o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), realizou nesta sexta-feira (22), um mutirão de audiências na Vara.

     Com a participação dos juízes Alexandre Machado, Hélio Pinheiro, Yulli Rotter e Francisco Portugal, cerca de 18 audiências foram realizadas em apenas um dia, dando maior celeridade aos processos na Vara de Entorpecentes.

     Para o juiz Cláudio Gomes, titular da Vara há aproximadamente dois anos, o mutirão é muito importante para que o agendamento das pautas de audiência não seja feito muito tempo após a ocorrência dos delitos. “Já estamos com a pauta de audiências completa até 2012, o que mostra a quantidade de processos que recebemos diariamente. Somos uma Vara privativa, mas não exclusiva, o que faz com que diversos outros processos de outros crimes desaguem aqui”, explicou o magistrado.

     Ainda segundo o juiz, é importante que o Poder Judiciário alagoano já pense na criação de outra Vara específica para o julgamento de processos referentes ao tráfico de drogas. “Nossa grande quantidade de processos se dá pelo aumento assustador da criminalidade. Podemos dizer que em grande parte dos crimes há o envolvimento do tráfico de entorpecentes. A criação de mais uma Vara facilitaria bastante o julgamento mais rápido desses processos”, contextualizou.

     A ação integrada dos Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo, segundo o juiz Cláudio Gomes, é a única saída para a diminuição da problemática das drogas, realizando ações e projetos no combate, repressão e conscientização da população para os transtornos causados pelas drogas.