Corregedoria 25/10/2010 - 10:30:42
Comissão tem 90 dias para definir regras de descarte de documentos
Malta Marques: objetivo é a reestruturação do arquivo da Corregeria Geral da Justiça

Servidora manuseia caixa onde estão arquivos da Corregedoria Geral da Justiça Servidora manuseia caixa onde estão arquivos da Corregedoria Geral da Justiça Caio Loureiro (Dicom/TJ)

     O corregedor-geral da Justiça, desembargador José Carlos Malta Marques, instituiu, através de portaria publicada na edição desta segunda-feira (25) do Diário da Justiça eletrônico (DJE), comissão para avaliação de documentos e proposta de tabela de temporalidade inerentes ao arquivo geral da Corregedoria.

      “O volume de documentos é imenso e requeria organização num ambiente adequado com certa urgência”, explica o corregedor-geral Malta Marques. A reestruturação do arquivo da corregedoria, onde estão documentos do século XIX, começou no início do ano com apoio do corpo técnico do Arquivo Judiciário do TJ/AL.

      Muitos dos documentos que lá estão não têm mais qualquer utilidade jurídica. Ocupam espaço que poderia ter outra finalidade. Numa análise prévia da papelada, constatou-se a necessidade de descarte dos mesmos. No entanto, explica o corregedor, faz-se necessária a publicação da relação dos mesmos em edital.

      “O descarte não pode ser feito sem regras previstas em lei”, explica Gilderto Castelo Branco, coordenador do Arquivo Judiciário e integrantes da comissão de avaliação, composta ainda pelos servidores Geraldo da Silva Filho, Antenor Claudino, Edna Santiago e Irani Magalhães de Oliveira Tenório (presidente).

      A comissão tem prazo estimado de 90 dias para apresentação de proposta sobre como a CGJ deve proceder quanto ao descarte dos documentos. Outra inovação será a digitalização de todos os documentos do acervo, facilitando o acesso aos mesmos quando houve necessidade de qualquer tipo de consulta.