Especial 26/10/2010 - 12:15:36
TJ e IBDFAM realizam Congresso Internacional em Maceió
Evento reunirá mais de mil pessoas e abordará temas como Família e Direitos Humanos

Evento reunirá mais de mil participantes em Maceió durante os dois dias de evento Evento reunirá mais de mil participantes em Maceió durante os dois dias de evento Divulgação

     O Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM) e o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) realizam, de 10 a 12 de novembro, no Centro Cultural e de Exposições de Maceió, o III Congresso Internacional do IBDFAM e o II Congresso Internacional de Direitos Fundamentais. O evento contará com a presença de renomados juristas nacionais e estrangeiros que abordarão temas atuais que povoam o cotidiano da sociedade brasileira.

     "Estamos preparando um evento enorme, para cerca de mil pessoas, onde debateremos os temas que fazem parte do dia a dia daqueles que lidam com o Direito de Família, entre eles uniões homoafetivas, adoção, guarda compartilhada, direito à filiação, entre tantos outros”, destacou a juíza Fátima Pirauá, presidente do IBDFAM de Alagoas.

     Após o credenciamento e a sessão solene de abertura, que acontece no dia 10 de outubro, haverá uma palestra ministrada por Rodrigo da Cunha Pereira, advogado natural de Minas Gerais e atual presidente nacional do IBDFAM. Outro grande destaque do evento é a presença de palestrantes internacionais, entre eles Enrique Varsi Rospigliosi (Peru), Guilherme de Oliveira (Portugal) e Maria Eleonora Cano (Argentina).

      Programação

     Na quinta-feira (11), as atividades começam com a palestra ministrada pelo procurador de Estado aposentado Paulo Luiz Netto Lôbo, com o tema “Do melhor interesse das pessoas humanas que integram a família”.O especialista pernambucano Gustavo Ferreira Santos falará sobre o tema “Regulação constitucional da comunicação social” e o juiz alagoano Carlos Cavalcanti Sobre “Direito das Sucessões e Conciliação”.

     O palestrante português Guilherme de Oliveira abordará o tema “Três anos agitados no Direito de Família em Portugal” e a desembargadora Maria Berenice Dias sobre “O direito fundamental à felicidade”. O primeiro dia de palestras se encerra com os temas “Aspectos constitucionais do direito à filiação”, sob responsabilidade da juíza Ana Florinda Dantas e “Dignidade da pessoa humana e questões controvertidas de Direitos Fundamentais”, tema que será abordado por Luís Roberto Barroso, do Rio de Janeiro.

     Na sexta-feira (12) é a vez das palestras dos especialistas Andreas J. Krell (Alagoas), Ingo Sarlet (Rio Grande do Sul), Jones Figueiredo Alves (Pernambuco), Wlademir Paes de Lira (Alagoas), Maria Eleonora Cano (Argentina), Zeno Veloso (Pará), George Sarmento Lins Júnior (Alagoas), Enrique Varsi Rospigliosi (Peru), Gilberto Bercovici (São Paulo) e Alberto Jorge Correia de Barros Lima (Alagoas).

      Mini-cursos

     Paralelamente às atividades, serão ministrados mini-cursos, abordando os temas “Gênero e Direito”, “Sucessões”, “Conciliação e Mediação”, “pragmatismo Jurídico” e “Filiação”.

     Maiores informações sobre o Congresso podem ser obtidas através do site www.ibdfamalagoas.com.br.