Judiciário elege nova cúpula diretiva para biênio 2011/2012
Eleição por aclamação aconteceu em sessão administrativa do TJ/AL nesta terça (26)
Nova cúpula diretiva do TJ/AL assume em fevereiro de 2011 Itawiltanã Albuquerque (Dicom - TJ/AL)
Em sessão administrativa realizada nesta terça-feira (26), o Pleno do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) elegeu por aclamação a nova cúpula diretiva para o biênio 2011/2012. O desembargador Sebastião Costa Filho será o próximo presidente do Poder Judiciário alagoano, seguido da vice-presidente, desembargadora Nelma Torres Padilha, e do desembargador James Magalhães de Medeiros, que ocupará o cargo de corregedor-geral da Justiça.
“Agradeço a confiança dos meus pares e digo que envidarei todos os esforços para dar continuidade ao excelente trabalho realizado pela desembargadora Elisabeth Carvalho Nascimento nos últimos dois anos, focando na melhoria da prestação jurisdicional, sempre pautada na honestidade e na responsabilidade”, disse o futuro presidente do TJ/AL, desembargador Sebastião Costa Filho.
Nascido alagoano aos 21 de dezembro de 1947, Sebastião Costa Filho alcançou o desembargo no TJ/AL em 22 de dezembro de 2003.
Seguem os principais dados da trajetória profissional do presidente eleito: aprovado em Concurso Público para Inspetor do Trabalho (MTB - 1975); aprovado em Concurso Público para Fiscal de Abastecimento (SUNAB - 1976); admitido no cargo de Inspetor do Trabalho (02 de setembro de 1977); escolhido pela subsecretaria de Proteção do Trabalho - Orientador/Efetivo da Delegacia Regional do Trabalho/AL; Curso Específico para Formação de Monitores MTB - Brasília-DF - 1979; Instrutor do Curso Específico de Treinamento de Novos Inspetores/Trabalho (DRT.AL.1979); Instrutor do Curso de Atualização para Inspetores do Trabalho (DRT 1979); participação como Instrutor do Curso de Eficiência Comportamental, promovido pelo DASP. (DRT-AL, dezembro 1979); chefe substituto da Seção de Inspeção do Trabalho-SIT-DRT-AL - 1980 a Junho de 1983; expositor do tema "Trabalho na Zona Rural"- Curso de Atualização dos Monitores na Área de Proteção ao Trabalho - Curitiba-Paraná - março/1980; conferencista da Semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho - 25 a 29/05 de 1981 - DRT/AL; Curso de Treinamento de Novos Fiscais do Trabalho, realizado na DRT/AL, num total de 160 horas/aulas; aprovado em Concurso Público para Juiz de Direito em 1982, tendo sido o referido concurso prescrito em 2 anos sem sua nomeação; designado para membro suplente junto ao Conselho Regional do SESI, representando a DRT/AL (Portaria Nº 3226, DOU de 25.10.84); coordenador e expositor do Treinamento para Novos Fiscais do Trabalho - período de 26.12.84 a 09.01.85; aprovado em 1º lugar, em Concurso Público para Juiz de Direito em 1986; admitido no cargo de Juiz de Direito em 16 de junho de 1986, para a Comarca de São Braz, tendo sido removido a pedido para Comarca de Traipu em 18 de março de 1988; posteriormente promovido, por merecimento, para Comarca de Penedo, em 27 de setembro de 1990; promovido, por merecimento, para Comarca de Maceió em 02 de junho de 1993; titularizado na 11ª Vara de Crimes Contra o Patrimônio em 21 de abril de 1994; removido a pedido e titularizado na 21ª Vara de Família em 08 de março de 1995 (removido a pedido); superintendente do Fórum da Capital durante os anos de 2001 a 2003; Curso de Pós-Graduação em Processo Civil pela Ufal; no TJ/AL, assumiu a função de presidente da Câmara Criminal em 11 de março de 2004; admitido no cargo de corregedor-geral da Justiça em 07 de março de 2007, voltando a presidir a Câmara Criminal em 2009, onde permanece até hoje.
Nelma Torres Padilha
Atualmente integrante da Terceira Câmara Cível e membro do Conselho Estadual da Magistratura do TJ/AL, a desembargadora Nelma Torres Padilha também chegou ao cargo pelo critério de antiguidade em 26 de janeiro de 2009. Ingressou na magistratura em junho de 1976, como juíza substituta da comarca de Porto de Pedras (1ª entrância). Em 1978 foi removida para a comarca de Paulo Jacinto, onde permaneceu até 1986, quando foi removida para a comarca de Piaçabuçu. Foi promovida por antiguidade para a comarca de Pão de Açúcar (2ª entrância) e depois para as comarcas de Palmeira dos Índios e Pilar. Chegou à 3ª entrância em dezembro de 1992, como titular da 4ª Vara Cível da Capital. Já ocupou a presidência da Associação Alagoana de Magistrados (Almagis) e atualmente atua como vice-presidente da entidade.
James Magalhães de Medeiros
O futuro corregedor-geral da Justiça, desembargador James Magalhães, também integra atualmente o Conselho Estadual da Magistratura do TJ/AL e ainda preside a Primeira Câmara Cível deste Tribunal. Nascido em Maceió, Magalhães se graduou em Direito pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) em 1973. Já atuou como juiz titular das comarcas de Delmiro Gouveia, Traipu, Santana do Ipanema (2ª Vara), Arapiraca (1ª Vara Cível – Juizado da Criança e do Adolescente) e Maceió (13ª Vara Criminal – Auditoria Militar). Foi confirmado como desembargador em junho de 2008 pelo critério de antiguidade. Possui em seu currículo quatro livros lançados e coordenados e mais alguns em fase de produção. Possui o título de Cidadão Honorário dos municípios de Traipu, Santana do Ipanema, Arapiraca e Junqueiro, entre outras honrarias civis e militares.
Os novos dirigentes do Judiciário Estadual tomarão posse oficial e solenemente no dia 02 de fevereiro de 2011, quando substituem os atuais dirigentes: desembargadora Elisabeth Carvalho Nascimento (presidente), desembargador Pedro Augusto Mendonça de Araújo (vice-presidente) e desembargador José Carlos Malta Marques (corregedor-geral).
Conselho Estadual da Magistratura
Na ocasião, também foi definida a nova composição do Conselho Estadual da Magistratura para o biênio 2011/2012. Integrarão o orgão a partir de fevereiro do próximo ano, os dirigentes eleitos (membros natos) e os desembargadores Otávio Leão Praxedes e Eduardo José de Andrade.













