Primeira Câmara Cível realiza sessão na faculdade Raimundo Marinho
Ação faz parte do projeto Interagindo com a Comunidade Acadêmica
Sessão da Primeira Câmara Cível em faculdade beneficiou dezenas de estudantes Caio Loureiro (Dicom - TJ/AL)
A Primeira Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) realizou, nesta quarta-feira (27), a penúltima etapa, em 2010, do projeto Interagindo com a Comunidade Acadêmica. Esta foi a vez dos estudantes do curso de Direito da Faculdade Raimundo Marinho acompanharem o julgamento dos 15 processos despachados pelo órgão julgador.
Precedendo a sessão, a secretária da Primeira Câmara Cível, Margarida Melo, fez uma exposição de como se dá o julgamento de uma Câmara Cível, bem como explicou em linhas gerais o funcionamento de um Tribunal de Justiça. Posteriormente, houve a solenidade de abertura da sessão, momento em que o presidente da mesa, desembargador James Magalhães de Medeiros, falou do projeto aos alunos.
“A nossa vida em sociedade é uma luta constante pelo sucesso. Vocês, alunos, a partir dessa experiência de acompanhar o julgamento da Câmara, têm a oportunidade de conhecer, de se preparar melhor para ir em busca desse sucesso”, disse James Magalhães.
“Tudo o que faremos aqui irá possibilitar que vocês percebam na prática o fazer do Direito. Assim, vocês terão o contato com o Direito concreto. É uma satisfação, enquanto presidente e componentes dessa Câmara, estarmos aqui nesse afã, em mais uma etapa do Programa Interagindo com a Comunidade Acadêmica”, acrescentou.
Melhoria na formação acadêmica
O diretor acadêmico da instituição, Gerson Maciel Guimarães, ressaltou o significado do evento para os seus discentes. “Um evento desse porte, organizado pelo Tribunal de Justiça, é de extrema importância não só para a academia como para a sociedade. Nos sentimos orgulhosos em receber esta Câmara em nossa instituição, pois assim podemos contribuir para melhoria da preparação dos nossos futuros profissionais”, declarou.
“É a partir de ações como essa que temos a oportunidade de minimizar os índices negativos em nosso Estado fazendo com que os alunos tenham a oportunidade de presenciar um momento enriquecedor e de aprendizagem”, concluiu o diretor.
Experiências dos estudantes
Os maiores beneficiados com o projeto são sempre os estudantes de Direito das faculdades que recebem a Primeira Câmara. Eles falam das expectativas para acompanhar o julgamento da necessidade de ter contato direto com a prática do Direito.
A estudante do 7º período, Leila Cristiane de Vasconcelos Machado Beltrão, falou da importância da palestra da secretária da Câmara. “A princípio, as palavras clarearam os nossos entendimentos, e posteriormente, com a solenidade e o julgamento, pudemos perceber que entre a teoria e a prática existe uma lacuna, que começa a ser preenchida a partir do momento que a gente vê a prática do Direito”, disse.
Andreza Alves Pedrosa, aluna do 4º Período noturno, nunca tinha presenciado um julgamento de Câmara Cível e percebeu a contribuição que o contato trouxe. “Já sou estagiária de Direito Previdenciário, e já estive presente em audiências nessa área, mas em julgamento do TJ não. Acho que essa ação é de grande importância, enriquece o nosso curso e nos traz à realidade, pois em sala de aula vemos a parte técnica, e a parte prática vemos que é bem diferente: o linguajar jurídico é muito enriquecedor, aprendemos palavras e termos novos, aprendemos como se compõe a mesa, a hierarquia do Tribunal. Isso é muito importante principalmente para quem está no início do curso”.
Wellington Melo, que já está por concluir o curso, atualmente no 7º período, assume ser um curioso no assunto, buscando sempre participar de eventos e palestras promovidos por outras faculdades. “Apesar de já ter participado de outras oportunidades, o fato do projeto ter vindo à nossa faculdade é uma experiência única e está sendo de grande valia para nós alunos dos últimos períodos. A expectativa foi muito boa, o convite foi feito com antecedência e deu tempo de nos prepararmos. É uma oportunidade valiosa, pois a gente tem a oportunidade de ver a realidade de um julgamento perante os desembargadores”.
Além do presidente James Magalhães, compuseram a mesa os demais desembargadores integrantes da Primeira Câmara Cível, Washington Luiz Damasceno Freitas e Tutmés Airan Albuquerque Melo, o procurador de Justiça, Walber José Valente de Lima, além da secretária do órgão, Margarida Melo.
O projeto Interagindo com a Comunidade Acadêmica encerra suas atividades em 2010 com uma sessão a ser realizada na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) dia 29/11.













