Integrar 05/11/2010 - 16:35:13
Palmeira: Integrar encerra atividades em mais uma comarca


Multiplicadores do Integrar, juízes e servidores acompanham resultados do trabalho desenvolvido em Palmeira dos Índios Multiplicadores do Integrar, juízes e servidores acompanham resultados do trabalho desenvolvido em Palmeira dos Índios Caio Loureiro

     A equipe estadual do Programa Integrar, do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), encerrou nesta sexta-feira (05) as atividades na comarca de Palmeira dos Índios. Durante a solenidade de encerramento, servidores e magistrados comemoraram as mudanças empregadas nas Varas e Juizados com a chegada do Integrar, que modifica a estrutura física e emprega novas rotinas de trabalho às unidade judiciárias.

     Durante mais de duas semanas, os multiplicadores do Integrar focaram suas atividades nas 1ª, 2ª, 3ª e 4ª Varas da comarca, além do Juizado Especial Cível e Criminal (JECC), do arquivo e da distribuição.

     Para o juiz Sandro Augusto dos Santos, titular da 2ª Vara Cível da comarca, a presença do Integrar muda não apenas o aspecto físico das unidades, mas também a disposição de trabalhar e atuar nos processos com mais celeridade. “Fui agraciado, de certa forma, ao ser o primeiro magistrado a receber em sua comarca uma equipe do Integrar, quando estava em Santa Luzia do Norte. Muitas vezes o juiz acha que o Programa chega para invadir seus espaços, mas encaro esta equipe como diagnosticadores dos nossos problemas, que posteriormente aconselham e capacitam para empregar mudanças. O empenho do juiz e dos servidores é o que vai dizer se o que o Integrar propõe será mantido ”, ressalta o magistrado.

     A servidora Mara Tavares enfatiza que a expectativa é muito grande para que as mudanças de procedimento propiciem aos cartórios um melhor fluxo, diminuindo o tempo de tramitação dos processos e melhorando o atendimento à população. “Já chegamos a passar horas buscando processos em estantes mal organizadas. Melhorando nossos procedimentos internos, atenderemos melhor os jurisdicionados, e eu acredito que esse é o objetivo principal do Integrar em Alagoas”, afirma.

     Doação

     Após a organização do arquivo da comarca, a equipe do Integrar doou à Fundanor – instituição filantrópica que cuida de meninos e meninas carentes – alguns equipamentos eletrônicos, como monitores, estabilizares e placas. A formalização da doação foi feita também nesta sexta-feira, durante o evento.