Esmal 07/11/2010 - 14:43:01
I Semana de Cultura: Sueli Costa (en)canta na segunda noite
Apresentação da cantora emocionou platéia que lotou auditório da Esmal nesta sexta (05)

Sueli Costa se apresentou em Maceió após 25 anos, encantando a platéia Sueli Costa se apresentou em Maceió após 25 anos, encantando a platéia Caio Loureiro

     Uma plateia diversa: magistrados, intelectuais, representantes da comunidade acadêmica, serventuários da Justiça, amantes da arte. Instrumentos cuidadosamente afinados apostos num palco à meia-luz. Todos prontos, à espera. Mas ela não se deu ao luxo das divas da Música, fazendo seus fãs esperarem aflitos por sua chegada. Singela, tomou o palco com a simplicidade própria dos verdadeiros mestres, e logo fez seus dedos correrem habilidosamente sobre as teclas do piano elétrico, numa melodia suave porém marcante. Fez-se a música.

     Com essa singeleza, a cantora e compositora carioca Sueli Costa brilhou na segunda noite da I Semana de Cultura da Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal), nesta sexta-feira (05), num show que combinou jazz, bossa nova, samba canção, o melhor da Música Popular Brasileira. O contralto profundo e suave de Sueli foi evidenciado pela demonstração de ser ela, também, uma exímia pianista de blues.

     A I Semana de Cultura da Esmal é uma promoção da presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) e diretora-geral da Esmal, desembargadora Elisabeth Carvalho Nascimento, que prestigiou a apresentação musical de Sueli Costa num auditório repleto de amantes da boa música. Idealizadora do evento, Elisabeth Carvalho propõe a disseminação da arte por meio do Programa Esmal Cultural.

      25 invernos depois, a primavera...

     Havia 25 anos, Sueli Costa estava longe de Maceió. Porém, a cantora voltou à cidade nesta primavera de 2010 e dividiu o palco com sua sobrinha, afilhada, melhor amiga e também musicista, Fernanda Cunha, num dueto romântico a embalar belíssimas composições que exaltaram o amor e a musicalidade brasileira.

     No show, as partituras se tornaram meras coadjuvantes, pois Sueli mostrou que é uma profunda conhecedora de Música ao dedilhar velozes colcheias em cada escala, ao executar acordes acompanhados em muitos momentos do improviso típico dos compositores.

     Mesclando suas próprias composições às peças de outros poetas da Música, Sueli Costa e Fernanda Cunha cantaram “Dentro de mim mora um anjo” e “Amor, amor”, músicas estas que compôs em parceria com Cacaso. E também “Violão”, de Paulo César Pinheiro, “Coração ateu”, “Mulata assanhada”, de Ataulfo Alves e “Luz da esperança”, cuja autoria dividiu com Carlinhos Vergueiro, dentre outras obras da nossa brasilidade musical, todas acompanhadas de sua banda formada por guitarra, contra-baixo e bateria.

     Encerrado o show, as cantoras precisaram voltar ao palco duas vezes para atender aos pedidos de “bis”. Foi quando palmas frenéticas vieram da plateia: Sueli e Fernanda executaram “Jura Secreta”, composição em parceria com Abel Silva e nacionalmente conhecida na interpretação de Simone, e “Face a face”, composta em parceria com Cacaso.

     A dama da MPB sempre teve ao seu lado grandes nomes da música, ora como intérpretes, a exemplo Elis Regina, Maria Betânia, Nana Caymmi e Simone, ora como produtores de seus discos, como Gonzaguinha e João Bosco, ora enquanto parceiros de criação, como os compositores já citados.

      Show de encerramento

     O encerramento da I Semana de Cultura da Esmal acontece neste sábado (06), às 20h, com o show da cantora potiguar Khrystal, que apresentará composições de seu disco Coisas de Preto. Vencedora do Prêmio Hangar como melhor intérprete do Rio Grande do Norte, Khrystal absorve no seu canto as influências vocais de Jackson do Pandeiro, Marinês, Xangai e Lenine. O show de abertura fica por conta da cantora alagoana Roberta Aureliano.