Esmal 09/11/2010 - 10:35:13
Zezé Motta abre programação da Semana Esmal da Consciência Negra
Evento acontece de 16 a 19 de novembro e cultura afro é tema das atrações da Semana

Zezé Motta será atração da primeira noite da Semana Esmal da Consciência Negra Zezé Motta será atração da primeira noite da Semana Esmal da Consciência Negra Divulgação

     A cantora e atriz Zezé Motta é a convidada do Programa Esmal Cultural para a abertura das comemorações da Semana Esmal da Consciência Negra. A interprete apresentará o show “Zezé e suas Canções”, dia 16 de novembro, a partir das 20h30min, no auditório da Escola Superior da Magistratura de Alagoas. Na mesma noite, a partir das 19h, o público confere o lançamento seguido de sessão de autógrafos do livro “O Diário de Dandara”, das autoras Claudia Lins e Elis Lopes. Na galeria do memorial Esmal, no mesmo horário, estará aberta para visitação pública a mostra fotográfica “Tambores de Palmares”, que reúne imagens dos fotógrafos Marco Antônio e Cleide Oliveira.

     Atriz atuante com participação em mais de 25 filmes e incontáveis novelas, Zezé Motta conquistou lugar de honra no coração do público brasileiro por interpretar personagens marcantes que traduzem a força e a luta das mulheres afro-descendentes. Foi assim quando viveu a exuberante “Xica da Silva”, no longametragem do alagoano Cacá Diegues, e com Dandara, guerreira mulher de Zumbi, vivida pela atriz no filme “Quilombo”, também de Diegues. De volta a Maceió, onde esteve este ano cantando Elizete Cardoso, Zezé promete encantar o público da Esmal com um repertório envolvente e sua voz inconfundível.

      Cultura Afro é tema das atrações da semana

     A Programação da Semana Esmal da Consciência Negra terá a duração de quatro noites inteiramente dedicadas a celebração da cultura afro-brasileira. Além de shows musicais, está prevista uma palestra no dia 17 de novembro, às 19h, com a juíza baiana Luislinda Valois, primeira juíza negra do Brasil, vencedora do prêmio da Revista Claudia 2010, categoria políticas públicas. Na mesma noite o público confere show com a cantora alagoana Roberta Aureliano.

     Na quinta-feira, 18, a programação será inteiramente dedicada a poesia, com recital de Hélen Queiroz e atores alagoanos convidados, seguida de apresentação da Orquestra de Tambores de Alagoas.

     A sexta-feira, marca o último dia de eventos da Semana Esmal da Consciência Negra, com show da cantora Rita Ribeiro e sua Tecnomacumba.Um palco será montado no estacionamento da Escola da Magistratura para receber a artista maraenhense. E o mais interessante é que esta apresentação, bem como toda a programação da Semana da Consciência Negra da ESMAL é inteiramente gratuita.

     No som que Rita Ribeiro apresenta no show há é mistura de MPB, sons eletrônicos, com variações em levadas da música afro-brasileira, samba, ijexá, funk, reggae. No roteiro, música existente no CD homônimo e no DVD. Entre elas "É d'Oxum" , "Oração ao Tempo" (Caetano Veloso), "Cavaleiro de Aruanda" (Tony Osanah), "Domingo 23" (Jorge Ben), "Xangô, o Vencedor" (Ruy Maurity) e "Rainha do Mar" (Dorival Caymmi).

      Programação Semana Esmal da Consciência Negra

      16 de novembro - terça-feira

     19h – Lançamento do Livro O Diário de Dandara

     Sessão de Autógrafos com as escritoras Claudia Lins e Elis Lopes

     Abertura da Mostra fotográfica Tambores de Palmares

     Fotógrafos Marco Antônio e Cleide Oliveira

     20h30 – Show com Zezé Motta

     Zezé e suas canções

      17 de novembro – quarta-feira

     19h - “A Mulher Negra nos Três Poderes da República”

     Palestra com Luislinda Valois – primeira juíza negra do Brasil

     Vencedora do Prêmio da Revista Claudia 2010 – categoria Políticas Públicas

     20h30 – Show com a cantora alagoana Roberta Aureliano

      18 de novembro – quinta-feira

     19h - Noite da Poesia: Recital com Hélen Queiroz e atores alagoanos, participação da cantora Leureni e Miran Abys e Orquestra de Tambores de Alagoas

      19 de novembro – sexta-feira

     20h - Show Tecnomacumba com Rita Ribeiro