TJ/AL exporta ações de otimização de rotinas para TRT da 19ª Região
Programa Integrar é elogiado em workshop de gerenciamento de rotinas na Justiça do Trabalho
Desa. Elisabeth Carvalho e equipe do Programa Integrar recebem Vanda Lustosa Caio Loureiro (DICOM TJ/AL)
Após a consolidação de suas ações em diversas unidades judiciárias do Estado, o Programa Integrar, que reestrutura os fluxos administrativos e garante agilidade processual, começa a exportar suas capacitações a outras instituições em Alagoas. A equipe do programa, composta por servidores do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), vem transmitindo sua experiência aos quadros do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT19).
A capacitação foi realizada por meio de um workshop para gerenciamento de rotinas de trabalho, que resultará no desenvolvimento de fluxogramas de processos nas Varas do Trabalho, cuja apresentação está prevista para o dia 18 de novembro.
“Essa exportação de know how é um marco. Isso significa que o Integrar tem a confiança de outros Tribunais, podendo contribuir para aprimoramento dos serviços dessas instituições, o que demonstra credibilidade”, afirmou o coordenador do programa, juiz Domingos Araújo Lima Neto, ressaltando a ausência de custos da parceria. “Se uma empresa privada o fizesse, os custos dessa capacitação poderiam chegar a R$ 400 mil reais".
Iniciativa pioneira
O evento é uma exportação pioneira da experiência em capacitação do TJ/AL no cumprimento das metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), sobretudo a meta 5, que determina a implantação desse método em pelo menos 50% das unidades judiciárias de primeiro grau.
Segundo a coordenadora do Eixo de Pessoas do Programa Integrar, Moacyra Verônica, que atuou como facilitadora das ações no TRT19, o contato entre os dois Tribunais foi feito a partir do momento em que a Corte trabalhista soube que o TJ/AL havia cumprido a meta 5 do CNJ nas comarcas do interior e da Capital.
“A assessoria de planejamento do TRT19 entrou em contato conosco para saber se os trabalhos eram desenvolvidos por alguma empresa, e, ao descobrirem que os procedimentos eram feitos por servidores do próprio TJ/AL, logo nos convidaram a firmar uma parceria”, comentou Moacyra.
Realização do workshop
O workshop sobre gerenciamento de rotinas de trabalho teve o intuito de contribuir com o TRT19 no cumprimento da meta 5 do CNJ. Moacyra Rocha, Leônia Maria e Daniel Braga foram os facilitadores e mediadores desse processo, que se consolidará com a apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos diretores das Varas do Trabalho, no dia 18 de novembro.
Durante o treinamento, houve realização de oficinas de mapeamento e modelagem de processos, fazendo com que os participantes construíssem fluxogramas para a uniformização de procedimentos que englobam desde a distribuição da reclamação trabalhista até a sentença. Houve também oficina de boas práticas a serem implantadas nas Varas do Trabalho, atividades que serão validadas pelos magistrados no encerramento do evento.
Na quarta-feira passada, a presidente do TRT19, desembargadora Vanda Lustosa, veio ao TJ/AL agradecer à desembargadora-presidente, Elisabeth Carvalho Nascimento, pelas ações desenvolvidas naquele Tribunal. “O Integrar veio somar ao nosso pensamento de estimular o pessoal da nossa casa. Nós do Judiciário temos que dar a resposta que sociedade quer e ações como essa deixam todos motivados a exercerem seus trabalhos”, afirmou Vanda Lustosa na ocasião.













