Encoge 26/11/2010 - 16:09:31
Corregedores brasileiros conhecem Centro de Custódia de Armas de AL
Vídeo sobre implantação da unidade foi exibido durante Encontro de Corregedores, em Belém

Desembargador José Carlos Malta Marques durante palestra sobre Centro de Custódia Desembargador José Carlos Malta Marques durante palestra sobre Centro de Custódia Maikel Marques

     Belém (PA) - O corregedor geral do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), desembargador José Carlos Malta Marques, apresentou aos corregedores de todo o Brasil, reunidos em Belém (PA), detalhes do provimento que deu origem ao Centro de Custódia de Armas e Munições apreendidas na capital do Estado.

     “Havia risco iminente de ação de marginais em unidades do Judiciário onde estes artefatos estavam armazenados. Para que não houvesse surpresa, publicamos provimento e demos início à criação do centro de custódia, inaugurado no início do ano”, explicou o corregedor do Judiciário alagoano.

     Na ocasião, houve exibição de vídeo produzido pela Diretoria de Comunicação (Dicom) do TJ/AL. Através do material, os corregedores gerais de todo o Brasil tomaram conhecimento de detalhes da construção e funcionamento do centro de custódia coordenado pela Corregedoria Geral da Justiça (CGJ).

     Desembargadores destacaram a importância da iniciativa para Estados onde o armazenamento de artefatos ainda é atribuição das forças policiais. “No Rio Grande do Norte, guardamos as armas apreendidas com a Polícia Militar”, explicou o corregedor João Rodrigues Rebouças.

     Todos os participantes do 55° Encontro Nacional do Colégio de Corregedores Gerais de Justiça (Encoge) receberam cópia do vídeo e do provimento que deu origem ao Centro de Custódia de Armas e Munições do Judiciário alagoano.

     Futuro corregedor

     Ao final de sua intervenção, o desembargador José Carlos Malta Marques apresentou aos colegas corregedores o desembargador James Magalhães de Medeiros, eleito o novo corregedor do TJ/AL para o biênio 2011/2012.