Conciliação 29/11/2010 - 17:44:30
“O diálogo e o consenso devem prevalecer na solução dos conflitos”
Semana Nacional da Conciliação teve início nesta segunda e pretende analisar 3 mil processos

Mobilização estadual envolve ainda Justiça Federal e Tribunal Regional do Trabalho Mobilização estadual envolve ainda Justiça Federal e Tribunal Regional do Trabalho Caio Loureiro

     O presidente em exercício do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), desembargador Pedro Augusto Mendonça de Araújo, e os representantes do Tribunal Regional Eleitoral – 19ª Região (TRT 19) e da Justiça Federal iniciaram, na manhã desta segunda-feira (29), as atividades da quinta edição da Semana Nacional da Conciliação. Durante a abertura do evento, que aconteceu no Fórum da Capital, o desembargador destacou a importância do consenso e do diálogo para a solução dos conflitos e a implementação da cultura da conciliação no Judiciário alagoano.

     “Ceder é um gesto de generosidade e grandeza. Estou convencido de que esse é o caminho que devemos tomar para a implantação de uma justiça que satisfaça aos demandantes, sem vencedores nem vencidos”, enfatizou o vice-presidente do TJ/AL, ao falar da importância da parceria entre os Judiciários estadual, federal e o TRT para a reiteração do valor da conciliação.

     Com o tema “Conciliando a gente se entende”, a Semana Nacional da Conciliação mobiliza todo o Poder Judiciário alagoano, com o objetivo de solucionar cerca de 3 mil processos que tramitam nas esferas estaduais, federais e trabalhistas. Neste ano, a novidade é a participação da equipe estadual do Programa Integrar, responsável pela triagem e distribuição dos processos que serão analisados.

     Durante a cerimônia, a juíza coordenadora da Central de Conciliação da Capital, Maria Lúcia Barbosa de Fátima Pirauá, destacou a importância do evento para a implementação da cultura da conciliação no Judiciário alagoano. De acordo com a magistrada, é necessário que haja cooperatividade entre as partes, sem que o interesse de um se sobreponha ao interesse do outro. “O diálogo e o consenso devem prevalecer na solução dos conflitos. Isso se constrói através da conciliação”, ressaltou.

     Após o encerramento da solenidade, os representantes da Justiça visitaram as salas onde acontecem as audiências de conciliação na Capital. A Semana Nacional da Conciliação vai até a próxima sexta-feira (03) e atende todo o Estado.