Itinerante 29/11/2010 - 19:23:42
Sessão itinerante da Primeira Câmara Cível julga 26 processos na Ufal


Desembargador James Magalhães preside sessão itinerante na Universidade Federal de Alagoas Desembargador James Magalhães preside sessão itinerante na Universidade Federal de Alagoas

     A Primeira Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) realizou, nesta segunda-feira (29), a última etapa do projeto Interagindo com a Comunidade Acadêmica em 2010. Desta vez a sessão itinerante foi voltada aos estudantes do curso de Direito da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), que acompanharam o julgamento de 26 processos.

      O desembargador James Magalhães de Medeiros, presidente da Primeira Câmara Cível e idealizador do projeto, e os desembargadores Tutmés Airan e Washington Luiz Damasceno realizaram as sessões itinerantes nas faculdades com o objetivo de aproximar os trabalhos desenvolvidos no TJ/AL dos estudantes de Direito.

      Nas diversas etapas do projeto, os alunos tiveram a oportunidade de assistir a palestras ministradas pela secretária da Primeira Câmara Cível, Margarida Maria Melo, que esclareceu sobre aspectos do regimento interno do TJ/AL, trâmite processual e julgamento de recursos. “O retorno que estamos recebendo dos coordenadores de práticas jurídicas é de que foi uma iniciativa válida. Fizemos um balanço e percebemos que cerca de 2 mil estudantes participaram da ação, o que comprova o sucesso da iniciativa", comemorou Margarida Melo.

     Beneficiados com a ação, os estudantes analisaram de forma positiva a experiência de receber as sessões de julgamentos de recursos em suas faculdades. “É uma iniciativa única do TJ/AL. Enquanto estudante de Direito, nunca havia presenciado uma sessão cível. Aprendemos mais na prática que na teoria”, ressaltou Pamella Marques, aluna do 8º período de Direito da Ufal.

     Outras etapas do projeto

     O projeto Interagindo com a Comunidade Acadêmica já realizou sessões itinerantes na Faculdade Raimundo Marinho, Faculdade de Alagoas (FAL), Faculdade da Cidade de Maceió (Facima), Faculdade Integrada Tiradentes (Fits), Seune e na Faculdade de Direito de Maceió (Fadima) do Cesmac. A iniciativa julgou cerca de 20 processos em cada etapa.