Conciliação: mais de mil atendimentos realizados no primeiro dia
Iniciativa pretende submeter à conciliação cerca de 3 mil processos Caio Loureiro
No primeiro dia de atividades, a Semana Nacional de Conciliação em Alagoas realizou 1.307 atendimentos na Justiça estadual. A iniciativa, que teve início na última segunda-feira (29), está sendo realizada em 53 unidades judiciárias da Capital e do interior. O evento pretende movimentar, até a próxima sexta-feira (03), cerca de 3 mil processos do Judiciário alagoano.
De acordo com dados da Assessoria de Planejamento e Modernização do Judiciário (APMP), das 565 audiências marcadas para o primeiro dia, 370 foram realizadas, o que corresponde a 65% dos casos. Durante as conciliações, 177 acordos foram homologados, totalizando R$ 527 mil em negociações.
“Começamos a semana com resultados surpreendentes, o que é muito satisfatório. Acreditamos que a tendência é aumentar esses números. As pessoas ficam motivadas quando percebem os resultados positivos da iniciativa. Isso mostra a efetividade do Judiciário”, analisa o chefe de estatística da APMP, Clóvis Gomes.
O tema escolhido para 2010 foi “Conciliando a gente se entende”. Em Alagoas, servidores do Judiciário, magistrados, promotores de Justiça, defensores públicos e advogados participam da mobilização. A novidade desta edição é a participação da equipe estadual do Programa Integrar, responsável pela triagem e distribuição dos processos.
A Semana Nacional da Conciliação é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que mobiliza todo o Judiciário brasileiro em torno do incentivo à conciliação como instrumento de pacificação de conflitos. Em Alagoas, a semana foi aberta conjuntamente pelo TJ/AL, Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região e Seção da Justiça Federal, em solenidade no Fórum de Maceió.













