Eventos 06/12/2010 - 18:28:55
Conciliação: TJ/AL atinge mais de R$ 3,3 milhões em acordos homologados
Iniciativa atendeu mais de 7 mil pessoas em 53 unidades judiciárias da Capital e do Interior

Iniciativa realizou mais de 2.506 audiências de conciliação durante toda a semana Iniciativa realizou mais de 2.506 audiências de conciliação durante toda a semana Caio Loureiro

     A Semana Nacional de Conciliação do Judiciário estadual alagoano homologou 1.008 acordos, totalizando R$ 3.340.404,11 em negociações. O evento, que ocorreu no período de 29 de novembro a 03 de dezembro, atendeu 7.650 pessoas em 53 unidades judiciárias da Capital e do Interior. Os números foram fornecidos pela Assessoria de Planejamento e Modernização do Judiciário (APMP).

      De acordo com a APMP, das 3.267 audiências designadas para a Semana, 2.506 foram realizadas, o que corresponde a 77% dos casos. Segundo o chefe do setor de estatística, Clóvis Gomes, os números mostram o empenho do Judiciário e a aceitação da prática de conciliação por parte da sociedade. “As pessoas aprovaram a iniciativa. Isso ocorreu porque os resultados positivos são visíveis, o que mostra a efetividade do Judiciário”, analisou.

      Para a juíza coordenadora da Central de Conciliação da Capital, Fátima Pirauá, a Semana mostra o avanço do Poder Judiciário, que busca novas alternativas para a solução dos conflitos. “Essa foi uma ação muito válida para o Judiciário e para a população, que teve a oportunidade de resolver os conflitos de forma prática e por meio da conciliação. Os advogados e as partes foram muitos receptivos, o que contribui para consolidar a prática do acordo no Judiciário alagoano”, destacou a magistrada.

      A Semana Nacional da Conciliação foi uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que mobilizou todo o Judiciário brasileiro em torno do incentivo à conciliação como instrumento de pacificação de conflitos. Em Alagoas, o evento teve abertura conjunta entre o TJ/AL, Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região e Seção da Justiça Federal.