Elisabeth Carvalho recepciona sem-teto no salão nobre do TJ
Desembargora pregou necessidade de tratamento igualitário da sociedade para com moradores de rua
Presidente Elisabeth cumprimenta morador de rua em solenidade no prédio-sede do TJ Caio Loureiro (Dicom/TJ)
A presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), desembargadora Elisabeth Carvalho Nascimento, reforçou, na manhã desta segunda-feira (13), durante café da manhã destinado aos moradores de rua, a necessidade de tratamento igualitário da sociedade alagoana para com os inúmeros sem-teto que vivem nas ruas da capital e de outras cidades do Estado.
“É preciso que haja equidade no tratamento destinado aos moradores de rua. São seres humanos como nós e merecem todo o respeito destinado aos que vivem em ambientes confortáveis. Governador, prefeitos e a futura presidente do Brasil [Dilma Roussef] precisam garantir aos sem-teto vida digna e com muito mais segurança”, avisou a desembargadora.
Momento histórico
A presidente Elisabeth Carvalho Nascimento considerou histórica a solenidade desta manhã porque, pela primeira vez na história do Judiciário alagoano, moradores de rua eram os protagonistas de encontro no salão nobre da Corte de Justiça. “Na minha gestão, o TJ sempre esteve ao lado da sociedade. Não seria diferente com os moradores de rua”, reforçou.
Os sem-teto que compareceram ao TJ circulam pela região litorânea da capital e recebem assistência da voluntária Célia Maria dos Santos, que é vinculada à Paróquia de São Pedro, no bairro da Pajuçara, em Maceió. Uma vez por semana, todos participam de momento de oração em praça da Praia de Sete Coqueiros, naquele mesmo bairro.
Apoio da Igreja
“Cumprimos com a missão de levar a palavra de Deus aos mais necessitados. O apoio da paróquia contribui para que hoje possamos estar aqui reunidos com a desembargadora Elisabeth Carvalho neste momento de muita felicidade para quem não tem abrigo e muitas vezes sequer tem o que comer”, explicou a responsável pelo grupo do Grupo Terço do Vaso Novo.
Célia disse ainda esperar de que a sociedade alagoana proporcione melhores condições de vida ao sem-teto. “Que os ocupantes de cargos públicos ponham em prática ações eficazes no sentido de garantir a dignidade desta população”, observou, momentos antes de encaminhar os protagonistas da homenagem às mesas onde foram servidas as refeições.
Punição e contundência
Os desembargadores Tutmés Airan e Otávio Praxedes também prestigiaram a solenidade em homenagem aos sem-teto.“Moradores de rua merecem todo o nosso respeito”, ratificou o desembargador Praxedes, segundo o qual a Corte de Justiça espera punir o quanto antes os acusados de cometer atos de violência contra alguns dos que vivem nas ruas.
Acerca das informações relativas às mortes de moradores de rua, ao longo dos últimos meses, a presidente do TJ/AJ pregou a necessidade de mais “contundência” por parte da Secretaria de Defesa Social (SDS) no sentido de evitar os episódios de violência e esclarecer os crimes registrados nos últimos meses pelas autoridades policiais.
Ao final da solenidade, a presidente repassou computadores às associações que realizam trabalho social em benefício de moradores de rua.













