Integrar 14/12/2010 - 10:33:01
Juízes oficializam uniformização de rotinas nas Varas de Família
Escrivães do Judiciário alagoano também receberam instruções sobre como otimizar atividades funcionais

Moacyra Rocha, do Integrar, durante apresentação do novo fluxograma Moacyra Rocha, do Integrar, durante apresentação do novo fluxograma Italwiltanã Albuquerque (Dicom/TJ)

     Mais de 80 juízes compareceram à validação do fluxograma que visa a uniformização dos procedimentos judiciais em todas as Varas de Família do Poder Judiciário alagoano. A avaliação aconteceu na Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal), na última segunda-feira (13), e contou com o monitoramento da equipe estadual do Programa Integrar.

     O projeto visa o cumprimento da Meta 5, estabelecida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que propõe a implantação de um método de gerenciamento de rotinas (gestão de processos de trabalho) em pelo menos 50% das unidades judiciárias de 1º grau.

      O fluxograma é fruto do trabalho conjunto entre os escrivães das Varas, os profissionais que trabalham diretamente com os processos e a equipe estadual do programa. “O objetivo desse trabalho é uniformizar e padronizar os procedimentos desenvolvidos dentro das Varas. Com isso, a probabilidade de erros torna-se menor”, destacou a coordenadora do Eixo de Gestão de Pessoas do Programa Integrar, Moacyra Rocha.

     Moacyra Rocha explicou ainda que, para o desenvolvimento do plano final, foram necessárias duas etapas. “A primeira foi o desenvolvimento do fluxograma pelos escrivães e a segunda foi a validação por parte dos magistrados integrantes da Varas. A partir daí, o fluxograma será implementado em todas essas unidades judiciárias”, concluiu.