Esmal 14/12/2010 - 17:28:57
Professores da Capital recebem livros do programa Cidadania e Justiça na Escola


Claudia Lins destacou a importância de debates sobre os costumes africanos nas salas de aula Claudia Lins destacou a importância de debates sobre os costumes africanos nas salas de aula Itawitanã Albuquerque

     O programa Cidadania e Justiça na Escola, da Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal), presenteou dez professores do ensino fundamental de escolas da Capital com o livro “O Diário de Dandara”, das escritoras Cláudia Lins e Elis Lopes. A entrega das obras aconteceu, na tarde desta terça-feira (14), no auditório da Escola Superior de Magistratura (Esmal).

     Na ocasião, a escritora e jornalista Claudia Lins apresentou o livro aos educadores, destacando a importância dos debates sobre os costumes da África dentro das salas de aula. “Não buscamos apenas combater o racismo, mas também cultivar um mundo de igualdades”, ressaltou a escritora ao abordar o tema de forma dinâmica entre os professores.

      De acordo com Claudia Lins, o livro busca despertar o interesse das crianças pela cultura dos povos que estão presentes na miscigenação que compõe o país. Com ilustrações de cores vivas e marcantes, as escritoras narram as descobertas da adolescente Dandara, que ao remexer no baú de sua bisavó quilombola, encontra tesouros e segredos sobre sua descendência africana.

      “Através das páginas do capítulo ‘Quer saber mais sobre a África?’, o leitor conhecerá um pouco da história da realeza africana, dos povos que antes de habitar as senzalas, viveram livres em suas terras, como reis, rainhas, sacerdotes e princesas”, acrescentou a jornalista.

      Toda a obra está em conformidade com a Lei 10.639/2003, que prevê o ensino da cultura afro-brasileira nas escolas do país.