Interior 15/12/2010 - 19:15:52
ONG e Justiça Itinerante oferecem ações gratuitas à população de Rio Largo


Ação ofereceu os serviços de reconhecimento de paternidade, teste de DNA, registro civil e casamento coletivo Ação ofereceu os serviços de reconhecimento de paternidade, teste de DNA, registro civil e casamento coletivo Caio Loureiro

     A cidade de Rio Largo recebeu, nesta quarta-feira (15), as atividades oferecidas pela ONG “Procura-se um amigo”, em parceria com o projeto Justiça Itinerante, do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL). A ação disponibilizou gratuitamente para a população os serviços de reconhecimento de paternidade, teste de DNA, registro civil de até 12 anos, além do casamento coletivo.

      De acordo com dados fornecidos pelo Justiça Itinerante, mais de 100 registros de casamentos foram realizados durante a manhã. Para a juíza Ana Florinda, que já atuou na Comarca da cidade, a execução do trabalho é uma realização pessoal. “Fico realizada em trabalhar aqui. Faço isso porque tenho paixão em ajudar aos que precisam”, destacou a magistrada, que também ressaltou a importância do projeto: “O projeto Justiça Itinerante presta um importante atendimento à população e ajuda a desburocratizar o Judiciário”, completou.

      “Procura-se um amigo”

      A ONG “Procura-se um amigo” existe há mais de 15 anos e foi criada por pessoas que residem na comunidade, além da Juíza Ana Florinda, que na época era magistrada da Comarca da cidade. Com uma escola que atende a crianças de 4 à 6 anos, a organização oferece oficinas culturais, palestras educativas e apresentações artísticas.

      Há mais de dez anos, comandando os trabalhos da ONG, Ivete Melo Matias diz que o projeto é resultado da necessidade de introduzir os menos favorecidos em programas de cidadania. “Criamos essa ação com a finalidade de garantir cidadania a quem necessita. Aqui eles têm todo o apoio que precisam para a obtenção de documentos até programas de inclusão social”, explicou a presidente do órgão.