Meta 2 17/12/2010 - 14:37:54
3º JECC cumpre Meta 2 e avança no julgamento de processos


Celyrio Adamastor Tenório, juiz titular do 3º JECC Celyrio Adamastor Tenório, juiz titular do 3º JECC Caio Loureiro

     Antes mesmo do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) criar a Meta 2, que prevê a apreciação de todos os processos distribuídos até dezembro de 2005, o 3º Juizado Especial Cível e Criminal da Capital (JECC) já havia cumprido o que ela estabelecera. Atualmente, o 3º JECC conta com todos os processos impetrados até 2008 solucionados, tendo julgado 1.269 processos durante mutirão realizado este ano. A previsão para o ano que vem é que o órgão julgue os 1.533 processos que tramitam hoje no Juizado e aqueles referentes ao ano de 2011.

     “O julgamento de antigos processos pendentes sempre foi uma prioridade nossa, antes mesmo do CNJ estabelecê-lo como meta”, afirmou o juiz Celyrio Adamastor Tenório Accioly, titular do 3º JECC. O juiz atribuiu o bom desempenho a algumas inovações realizadas pela equipe dentro do mutirão, como a realização de “audiências unas”, nas quais os procedimentos de conciliação, instrução e julgamento são realizados em uma única audiência. O magistrado também relembrou o desempenho da equipe do Programa Integrar dentro do mutirão, que ajudou na pré-análise das sentenças.

     Segundo a secretária do 3º JECC, escrivã Virgínia Maya Gomes, outro diferencial da equipe é o tempo que ela dispende entre os procedimentos de conciliação e instrução. O CNJ sugere que esse tempo não supere seis meses. No entanto, a equipe, através de meta própria, trabalha sem ultrapassar dois meses. “Estamos cumprindo os princípios que norteiam a Lei 9099/95, proporcionando maior agilidade e eficiência na tramitação dos processos, melhorando a qualidade da prestação jurisdicional e ampliando o acesso do cidadão à Justiça”, pontuou.

     A equipe do 3º JECC é composta por um assessor jurídico, uma escrivã, quatro analistas judiciários, três conciliadores, três estagiários e uma servidora.