Homenagem 21/01/2011 - 11:02:01
Servidores homenageiam Elisabeth com livro sobre a presidente


Elisabeth autografa livro que lhe homenageia pelo período em que esteve à frente da Presidência do TJ Elisabeth autografa livro que lhe homenageia pelo período em que esteve à frente da Presidência do TJ Caio Loureiro (Dicom - TJ/AL)

     Um grupo de servidores do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) homenageou a desembargadora Elisabeth Carvalho Nascimento com o livro “Da cor do presente”, que traz fotos, reportagens e discursos que retratam os dois anos de gestão à frente da Presidência do Judiciário alagoano. O evento que marcou o lançamento da obra aconteceu na última quinta-feira (20), na sede do TJ/AL.

     O livro “Da cor do presente” foi editado pela Editora Catavento e é dividido em dez partes, cada uma narrando fases da gestão da desembargadora Elisabeth Carvalho. O título da obra é uma alusão ao livro de poesia de autoria da própria desembargadora, publicada em 2008, “Da cor do passado”. A apresentação foi feita pelo secretário especial da Presidência, professor Ernesto de Souza Freire Filho.

     Encarregado de apresentar o livro na solenidade de lançamento, o desembargador Alcides Gusmão da Silva destacou a trajetória de vida da desembargadora-presidente, suas lutas desde a infância no sertão alagoano até se tornar a primeira mulher a presidir o TJ/AL e, posteriormente, a se tornar a primeira governadora de Alagoas.

     A desembargadora Elisabeth Carvalho agradeceu o apoio dos servidores que atuaram junto a ela durante sua gestão. “Este momento é muito significativo pra mim e é muito difícil encontrar palavras pra descrever o que sinto. É quando, durante nossa caminhada, encontramos amigos que nos acompanham lado a lado, nos momentos bons e ruins, e nos ajudam a decidir os caminhos a trilhar”, disse a presidente do TJ.

     A obra

     Em seus capítulos, o livro “Da cor do presente” registra a posse da desembargadora no Tribunal de Justiça, tornando-se a primeira mulher a presidir o órgão, o desdobramento da crise política em Alagoas com o afastamento de deputados estaduais investigados na “Operação Taturana”, o relacionamento estreito com órgãos do Judiciário brasileiro, entre eles o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Superior Tribunal de Justiça (STJ), a luta em defesa de um orçamento compatível com as necessidades do Judiciário, o momento em que assumiu o governo do Estado, tornando-se a primeira governadora de Alagoas e a reinauguração do Fórum Central de Maceió após reforma estrutural.

     O esforço em implantar, em caráter de urgência, o Projeto Justiça Solidária, que beneficiou centenas de alagoanos que perderam os documentos após as enchentes que assolaram alguns municípios em junho de 2010 também faz parte do livro, bem como as homenagens recebidas por Elisabeth Carvalho, como títulos e comendas. A posse dos 27 novos juízes para as comarcas de primeira entrância também foi ressaltada no livro, por ser uma das várias preocupações da presidente: a oferta de uma melhor e mais rápida prestação jurisdicional.

     Presentes

      Compareceram ao evento, os desembargadores Sebastião Costa Filho, José Carlos Malta Marques, Estácio Luiz Gama de Lima, Mário Casado Ramalho, James Magalhães Medeiros, Nelma Torres Padilha, Eduardo José de Andrade e Otávio Leão Praxedes. O secretário especial da presidência, Ernesto Freire e o diretor geral, Luiz Henrique Amorim Rocha, também participaram da homenagem.