Virtualização 26/01/2011 - 15:14:03
Tribunal de Justiça apresenta Projeto de Virtualização de Processos


Juiz Alexandre Lenine e representantes das entidades durante apresentação do Projeto Juiz Alexandre Lenine e representantes das entidades durante apresentação do Projeto Tayana Moura (Estagiária/Dicom)

     O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) apresentou para representantes da Procuradoria do Estado, Ministério Público Estadual, Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Alagoas (OAB/AL) e Defensoria Pública do Estado o Projeto de Virtualização de Processos do Judiciário alagoano. A reunião, que aconteceu na manhã desta quarta-feira (26), contou com a presença do juiz-presidente da comissão do Projeto, Alexandre Lenine, e do diretor adjunto de Tecnologia da Informação, José Batista, que já iniciaram o processo de capacitação para utilização do novo sistema.

      De acordo com o juiz Alexandre Lenine, o TJ/AL assinará um convênio com as entidades, para que haja uma otimização geral das rotinas de trabalhos que envolvam todo o Judiciário alagoano, no prazo de 24 meses. Na ocasião, o juiz explicou como será o acesso ao sistema e informou os objetivos do Projeto para esse ano. “Iniciamos, desde de dezembro, o sistema da plataforma de virtualização com as Varas da Fazenda, Varas das Famílias e Varas Criminais. Esperamos que até o final do ano todas as Varas da Capital já estejam virtualizadas”, afirmou o magistrado.

     

     Projeto de Virtualização

      Implantada em diversos Estados brasileiros, a virtualização é uma evolução do Sistema de Automação do Judiciário (SAJ), que vem contribuindo de forma segura para a celeridade na tramitação de processos e gerando economia nos custos processuais. Contratada para executar o Projeto, a empresa Softplan, através do gerente, Marcelo Rota, apresentou o Projeto às entidades e explicou como será o funcionamento do novo sistema, que atenderá a todo o Judiciário alagoano.

      Entre outras vantagens, a virtualização vem permitindo a consulta on-line aos processos, jurisprudências e diário eletrônico; o peticionamento eletrônico de iniciais e intermediárias; pedido e conferência de certidões; recebimento de intimações, citações e notificações.