Construção de Fóruns e informatização são metas do Funjuris para atual gestão
Juiz Nelson Tenório de Oliveira Neto, presidente do Funjuris
Empossada na última sexta-feira (04), a nova Presidência do Fundo de Modernização do Poder Judiciário (Funjuris) já iniciou os trabalhos para a execução do conjunto de metas, apresentado durante a sessão plenária desta terça-feira (08). Entre as ações estão a construção de Fóruns no Interior, a análise estrutural de unidades do Judiciário e o investimento em informatização.
Segundo o presidente do Funjuris, juiz Nelson Tenório de Oliveira Neto, já há projetos para criação de Fóruns nas cidades de Maragogi, Capela, Rio Largo, Boca da Mata e Traipu. “Em algumas cidades o Judiciário já tem o terreno, o que facilita a construção dessas unidades, como é caso de Boca da Mata e Rio Largo. Temos projetos também para a instalação de novas Varas em Coruripe e Marechal Deodoro, bem como a construção de dois Juizados em Arapiraca”, destacou o magistrado.
De acordo com o presidente do órgão, o Funjuris, em parceria com a Corregedoria Geral da Justiça (CGJ), irá realizar visitas periódicas às serventias extrajudiciais, conforme cronograma preestabelecido. O objetivo é auxiliar as correições da CGJ quanto à arrecadação das taxas devidas ao Poder Judiciário, gerando assim economia dos custos da instituição, bem como uma maior integração entre os órgãos do Judiciário.
Outro objetivo do Fundo é atualizar a alimentação do link “dia-a-dia” do site do Funjuris, que oferece uma prestação de contas do Judiciário com a comunidade. “O Funjuris se coloca totalmente à disposição da população para esclarecer qualquer dúvida sobre os gastos na construção e reestruturação das unidades judiciárias”, afirmou Nelson Tenório.
-----
Camilla Cahet
Dicom TJ/AL













