Esmal 10/02/2011 - 11:47:40
Sebastião Costa ratifica importância do acesso da imprensa ao TJ
Escola da Magistratura lança Curso de Aperfeiçoamento em Judiciário para jornalistas e radialistas

Presidente Sebastião Costa (esquerda) dialoga com jornalistas durante café na Esmal Presidente Sebastião Costa (esquerda) dialoga com jornalistas durante café na Esmal Caio Loureiro (Dicom/TJ)

     O desembargador Sebastião Costa Filho, presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), ratificou, durante café com a imprensa nesta quinta-feira (10), a importância do livre acesso de jornalistas e radialistas ao Judiciário estadual para coleta e distribuição ao público de informações sobre decisões tomadas pela Corte de Justiça.

     “Queremos que as decisões tomadas pelo Tribunal de Justiça sejam levadas ao conhecimento da população com agilidade e sem dificuldades. Nossa gestão não se opõe à divulgação de nenhum assunto, mas propõe parceria para que esta divulgação ocorra sem imprecisões”, explicou Sebastião Costa.

     Em seu discurso, o presidente Sebastião Costa divulgou aos profissionais de comunicação alguns dos detalhes do Curso de Aperfeiçoamento em Poder Judiciário organizado pela Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal) e que será ofertado aos profissionais e estudantes a partir do próximo mês.

     “Jornalistas, radialistas e estudantes de comunicação compreenderão melhor o funcionamento do Tribunal de Justiça. Esclarecerão dúvidas sobre o trâmite processual. Compreenderão ainda que nós, magistrados, apenas cumprimos a lei, razão pela qual algumas decisões demandam um pouco mais de tempo para serem tomadas”, avisou.

     Treinamento em oito módulos

     Alberto Jorge Correia de Barros, juiz auxiliar da Presidência do TJ/AL, esclareceu que a capacitação será dividida em oito módulos que incluem ainda temas como Sistema Jurídico e Judiciário Nacional, Justiça Federal, Justiça Estadual, o Controle e o CNJ, o Papel do Ministério Público, OAB e Defensoria Pública.

      “Através da capacitação, jornalistas e radialistas compreenderão melhor o funcionamento do sistema jurídico estadual e nacional. Durante as aulas, os profissionais de imprensa receberão orientação adequada para transmissão das informações com maior precisão”, esclareceu o juiz auxiliar Alberto Jorge.

      Formatado pela Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas (Esmal), cujo diretor é o desembargador Sebastião Costa filho, o Curso de Aperfeiçoamento em Poder Judiciário é destinado a profissionais da capital e do interior do Estado. Haverá disponibilidade de 100 vagas.

      Cronograma de aulas e instruções sobre como fazer inscrições para o treinamento, que é gratuito e será ministrado aos sábados, das 9h às 12h30, serão divulgadas pela Diretoria de Comunicação (Dicom) do Tribunal de Justiça (TJ/AL) na próxima semana.

      Prestigiaram o encontro os desembargadores Nelma Padilha (vice-presidente do TJ), James Magalhães de Medeiros (corregedor geral da Justiça), José Carlos Malta Marques, Pedro Augusto Mendonça e Alcides Gusmão, além do presidente da Associação Alagoana de Magistrados (Almagis), Pedro Ivens Simões.

     ---

      Maikel Marques

     Dicom TJAL