Funjuris 22/02/2011 - 16:45:42
Funjuris realiza inspeção em obras de Fóruns do interior


Juiz Nelson Tenório, presidente do Fundo Especial de Modernização do Poder Judiciário (Funjuris) Juiz Nelson Tenório, presidente do Fundo Especial de Modernização do Poder Judiciário (Funjuris) Caio Loureiro (Dicom/TJ)

     Com o objetivo de realizar diagnóstico das unidades judiciárias e acompanhar a construção de novos Fóruns, o Fundo de Modernização do Poder Judiciário (Funjuris) realizou, na última semana, inspeção nas cidades de Piranhas, Penedo e Arapiraca. As visitas fazem parte dos projetos da nova gestão do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) e é realizada pelo presidente do Funjuris, juiz Nelson Tenório, e uma comissão por ele designada.

     De acordo com o magistrado, o terreno cedido pela prefeitura de Piranhas para a construção do Fórum da cidade possui uma boa localização. “O terreno é grande e próximo a ele tem um posto da Polícia Militar, o que favorece a segurança”, destacou o juiz.

     Em Penedo, a inspeção constatou que não foram realizadas ações de urbanização nas imediações do Fórum, conforme havia sido pactuado, à época, com o então prefeito do município, Alexandre Toledo. A situação foi recebida com surpresa e preocupação pelo presidente do Funjuris, tendo em vista que a inauguração do Fórum deve ocorrer dentro de quatro meses. Outro entrave verificado é o não cumprimento do convênio no tocante ao repasse, pela Prefeitura de Penedo, do montante de R$ 400 mil para construção do Fórum, orçado em cerca de R$ 2,6 milhões.

     De acordo com Nelson Tenório, será agendada nos próximos dias uma reunião com atual prefeito de Penedo, visando a celebração de um novo ajuste para o efetivo repasse da importância acordada com o ex-prefeito do município, além da solicitação de providências para que seja realizada a pavimentação e urbanização da imediações do Fórum.

     Arapiraca

     A primeira fase de inspeção contou também com uma visita à Comarca de Arapiraca, onde serão construídos mais dois Juizados. Segundo o magistrado, o objetivo é inspecionar todas as unidades judiciárias do Estado para averiguar a situação dos terrenos e a necessidade de reformas dos prédios.

     

     -----

     Camilla Cahet

     Dicom TJ/AL