Juíza Ana Florinda Dantas recebe comenda Nise da Silveira
Honraria foi concedida pelo Governo do Estado; vice-presidente Nelma Padilha prestigiou solenidade
Juíza Ana Florinda Dantas entre a secretária Kátia Born e o governador Teotonio Vilela Caio Loureiro (Dicom/TJ)
A juíza Ana Florinda Dantas recebeu a comenda Nise da Silveira, honraria concedida pelo Governo do Estado às mulheres que tenham prestado relevantes serviços ao Estado. A desembargadora Nelma Padilha representou o presidente do Tribunal de Justiça (TJ/AL), desembargador Sebastião Costa, na solenidade realizada no Teatro Deodoro, na noite de segunda-feira (14).
“Dedico esta homenagem aos meus familiares e a todos os que, direta ou indiretamente, contribuíram com meu trabalho no Judiciário alagoano”, afirmou, durante discurso, a magistrada Ana Florinda Dantas, que é titular da 22ª Vara Cível da Capital (Família) e também coordena o Núcleo de Promoção à Filiação do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL).
Primeira mulher a exercer a presidência do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Ana Florinda Mendonça da Silva Dantas também dedicou a honraria aos diversos servidores e magistrados que atuam naquela Corte de Justiça e às colegas juízas de Alagoas. Ana é presidente da Comissão Científica do Instituto Brasileiro de Direito de Família (Ibdfam/Alagoas).
Foram agraciadas ainda com a honraria a promotora de Justiça Cecília Carnaúba, a deputada federal Célia Rocha, a médica Gláucia Maria de Sá Palmeira, a advogada Eunice Nonô, a religiosa Maria Neide Martins (Mãe Neide), a major Valdenize Ferreira Lima, a advogada Mércia Albuquerque, a esportista Sônia Maria de Gouveia e a mulher da paz Sônia Luiza Pereira Barbosa.
A comenda foi instituída pelo Governo do Estado em dezembro de 1999. Presta homenagem à médica psiquiátrica alagoana Nise da Silveira, que revolucionou o tratamento de portadores de distúrbios mentais a partir da adoção de métodos sem que houvesse utilização de métodos agressivos, na primeira metade do século passado.













