Corregedor-geral repassa instruções aos juízes alagoanos
James Magalhães destacou atividade jurisdicional e gerenciamento de unidades judiciárias
Corregedor James Magalhães durante reunião com magistrados, no auditório da Esmal Itawiltanã Albuquerque (Dicom/TJ)
O corregedor-geral da justiça, Desembargador James Magalhães de Medeiros, convocou todos os magistrados do Poder Judiciário de Alagoas para uma reunião, nesta segunda-feira (28), no auditório da Escola Superior da Magistratura (Esmal).
Estiveram presentes no encontro, os juízes auxiliares da Corregedoria, Manoel Tenório, Klever Loureiro, Antônio Dória e Jamil Amil, além do presidente da Associação Alagoana de Magistrados (Almagis), o juiz Pedro Ivens de França e o presidente da Comissão Internacional de Adoção, o juiz Ivan Brito.
Magistrados das varas cíveis e criminais da capital, bem como das comarcas do interior do Estado compareceram à reunião, que teve início com a explanação, feita pelo corregedor-geral James Magalhães de Medeiros, acerca do planejamento estratégico da Corregedoria para o biênio 2011/2012.
O corregedor James Magalhães repassou para os juízes informações concernentes à função precípua do Corregedor Geral de Justiça, qual seja, a de dirigir, coordenar, supervisionar e avaliar as atividades da Corregedoria-Geral da Justiça, órgão de orientação, fiscalização e disciplina das atividades jurisdicionais e auxiliares da justiça, com jurisdição abrangente de todo o território estadual.
Além disso, o Corregedor expôs relatórios elaborados pela Corregedoria sobre questionamentos feitos aos magistrados e enviados, pelo sistema Intrajus, sobre temas ligados à estrutura física, administrativa, dentre outros aspectos da atuação jurisdicional. A partir das respostas enviadas, a Corregedoria traçou uma planilha com estatísticas a serem observadas e metas a serem cumpridas.
O corregedor-geral enfatizou a importância da atividade jurisdicional e destacou a necessidade dos magistrados atuarem também como gestores de suas varas e comarcas, ampliando também a contato com a Corregedoria diante das possíveis necessidades que venham a surgir. Colocou também em destaque o papel da Ouvidoria, setor ligado à Corregedoria e que foi reestruturado nessa gestão para melhor atender à sociedade.
Durante a reunião, os magistrados expuseram à necessidade de ampliação do quadro de servidores e de juízes, pontuando o fato com a relevante carência desses profissionais. Além disso, foram debatidas questões relacionadas ao funcionamento de algumas comarcas do interior, bem como temas de âmbito procedimental e estrutural.
“A Corregedoria está de portas abertas para receber os magistrados. Precisamos sempre manter esse elo de ligação em prol da prestação jurisdicional eficiente.”, destacou o Corregedor James Magalhães de Medeiros.
----
Rosana Mendonça
Ascom CGJ













