TJ oferta capacitação a advogados nesta segunda-feira
Milhares de advogados foram convidados a conhecer detalhes do sistema de petionamento eletrônico
José Baptista: oportunidade para conhecer processo de virtualização Itawiltanã Albuquerque (Dicom/TJ)
Mais de 3500 advogados alagoanos foram convocados para participar de um treinamento onde serão apresentadas as novas ferramentas para efetivar o peticionamento eletrônico no Sistema de Automação do Judiciário (SAJ). A capacitação acontecerá nesta segunda-feira (25), no auditório da Escola Superior da Magistratura (Esmal), às 15h, na Rua Cônego Machado, no bairro do Farol.
De acordo com o diretor-adjunto de Tecnologia da Informação do TJ/AL, José Baptista, o treinamento é uma oportunidade única para que os advogados entendam como se dá a virtualização processual, especialmente os peticionamentos inicial e intermediário. “Em pouco tempo essa será a única maneira de peticionar no judiciário estadual e é preciso que os advogados estejam atentos às formas como isso deve ser feito eletronicamente”, explicou.
A servidora Luciana Luna, responsável pela capacitação confirmada para a próxima segunda, explica que durante o treinamento será mostrado o passo a passo para que os advogados peticionem eletronicamente, fazendo com que compreendam as funcionalidades do sistema virtual de processos.
Ainda segundo Luciana Luna, a maior dificuldade enfrentada até o momento é a certificação digital dos advogados, que é a única forma de acesso ao sistema virtualizado.”O custo-benefício para a certificação digital do advogado é muito bom, pois as economias que advêm com a virtualização são enormes. As petições podem ser feitas de qualquer lugar, todos os dias e a qualquer hora. Os advogados precisam ver a viabilidade e a celeridade da virtualização para obterem seus certificados”, finalizou.













