Advogados participam de capacitação sobre a virtualização de processos
Centenas de advogados foram capacitados em treinamento ofertado pela Diati Caio Loureiro (Dicom - TJ/AL)
Cerca de trezentos advogados participaram na tarde desta segunda-feira (25) de um treinamento sobre as novas ferramentas para a efetivação do peticionamento eletrônico de processos no Judiciário estadual. A capacitação aconteceu no auditório da Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal).
Para o juiz Alexandre Machado, membro da Comissão de Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), os advogados são mais que destinatários no curso, "atuando como verdadeiros parceiros do Judiciário, sendo o elo entre a Justiça e a sociedade, representantes dos anseios da população”.
Desde o dia 04 de abril as Varas da Fazenda Pública Estadual (16ª,17ª, 18ª e 19ª) já atuam virtualmente, com o apoio de uma central de digitalização, que está auxiliando os advogados na transformação de petições físicas em virtuais. Mas a central só funcionará por mais 60 dias e caberá aos advogados toda a digitalização.
“O TJ/AL está um pouco à frente de vários outros Tribunais brasileiros quando o assunto é virtualização. No Nordeste, apenas os Tribunais de Justiça de Pernambuco, Sergipe, Rio Grande do Norte e Ceará estão mais avançados. A perspectiva é que nos próximos dois anos, todo o Judiciário alagoano esta operando virtualmente, e, consequentemente, melhorando os serviços prestados às partes e à sociedade”, destacou José Baptista Neto, diretor de Tecnologia da Informação do TJ.
Entre as grandes vantagens da virtualização dos processos, de acordo com Luciana Luna, coordenadora de Sistemas da Diati, está a possibilidade dos advogados poderem peticionar em qualquer lugar e a qualquer momento, sem ter que se deslocarem às Varas. Para peticionar eletronicamente, os advogados precisam se cadastrar no site do TJ/AL e posteriormente obterem suas certificações digitais. A coordenadora também disse no treinamento que já está sendo feito um levantamento para que o 2º grau também seja virtualizado.
----
Flávia Gomes de Barros
Dicom TJ/AL














