Câmara Cível 27/04/2011 - 13:02:05
Desembargadores julgam recursos em faculdade de Maceió
Acadêmicos da Maurício de Nassau acompanharam sessão itinerante da Primeira Câmara Cível

Integrantes da  1ª Câmara Cível durante julgamento sessão na Maurício de Nassau Integrantes da 1ª Câmara Cível durante julgamento sessão na Maurício de Nassau Caio Loureiro (Dicom/TJ)

      A Primeira Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) realizou, na manhã desta quarta-feira (27), sessão itinerante nas dependências da Faculdade Maurício de Nassau, no bairro de Ponta Verde, em Maceió, permitindo aos acadêmicos de Direito da instituição o acompanhamento do julgamento de 12 processos cíveis.

      O presidente do órgão julgador, desembargador Tutmés Airan de Albuquerque, o desembargador Washington Luiz Damasceno Freitas, o juiz Convocado Ivan Vasconcelos Brito Júnior e o procurador de Justiça, Walber José Valente de Lima, discutiram e fizeram o julgamento dos recursos encaminhados ao TJ.

      “Estamos dando continuidade a um projeto vitorioso, que proporciona essa aproximação entre operadores de Direito e estudantes. Trazer a sessão de julgamento para a faculdade é algo extremamente importante, porque a aplicação do Direito é o ponto culminante. É uma oportunidade que não tive enquanto estudante e que deve ser bem aproveitada pelos acadêmicos”, reforçou o desembargador Tutmés Airan.

      A coordenadora do curso de Direito da instituição, professora Helenice Moraes, reconheceu que a parceria entre o TJ/AL e as instituições beneficia a comunidade acadêmica, que têm a possibilidade de conhecer o funcionamento da Corte de Justiça estadual, além de acompanhar, na prática, os conhecimentos teóricos assimilados em sala de aula.

      “Ao deslocar a sessão de julgamento dos processos cíveis para as instituições de ensino superior, o Interagindo com a Comunidade Acadêmica mostra que o Tribunal de Justiça de Alagoas é um órgão acessível à todos”, afirmou Helenice.

      “Algumas considerações sobre o Regimento Interno do TJ/AL”

      A secretária da Primeira Câmara Cível, Margarida Melo, proferiu palestra para aproximadamente 500 alunos, abordando o tema “Algumas considerações sobre o Regimento Interno do Tribunal de Justiça de Alagoas”. A secretária apresentou o funcionamento da Corte de Justiça estadual, os tipos de processos julgados pelo órgãos, além de como se dá o acesso ao cargo de desembargador.

      Para o estudante do 8º período de Direito, Michel de Castro Vasconcelos, essa é a oportunidade para que os acadêmicos conheçam o funcionamento de uma Câmara Cível e como se dá o julgamento dos recursos.

      “ Nós nos sentimos mais acolhidos pelo Tribunal de Justiça a partir de uma iniciativa como essa. Alguns ainda têm receio de acompanhar a sessão porque nem sempre almejam atuar na área da advocacia ou na magistratura, mas é fundamental que todos entendam os procedimentos do 2º grau”, sustentou.

     

     

     ---

     

     Tayana Moura

     Dicom - TJ/AL