Membros da Comissão de Virtualização do TJ conhecem novo serviço dos Correios
Apresentação do VPOST aconteceu na sede dos Correios em Maceió Caio Loureiro (Dicom - TJ/AL)
A Comissão de Virtualização do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) participou na manhã desta quarta-feira (27) de uma apresentação da equipe nacional dos Correios. Durante o encontro foi apresentado um novo serviço conhecido como VPOST, que alguns Tribunais do Brasil já utilizam, gerando economia e agilidade significativas na impressão, envelopamento e scaneamento de citações. O serviço pode ser implantado em Alagoas gradativamente ao longo do processo de virtualização do Judiciário.
O juiz Alexandre Machado, membro da Comissão de Virtualização, José Baptista Neto, diretor da Diretoria Adjunta de Tecnologia da Informação (Diati) e João Luiz Muniz Falcão, gestor do contrato do TJ/AL com os Correios, participaram da apresentação.
Em um cartório judicial de uma comarca de primeira entrância, por exemplo, cerca de 20% da força de trabalho (serventuários) é dedicada exclusivamente à atividade de imprimir, dobrar, colar e juntar documentos aos processos. Com a virtualização, este procedimento é reduzido a poucos cliques, de forma transparente para todos os funcionários do cartório, que terão mais tempo para atuar em outras atividades. A grande economia com material de expediente também é outra vantagem da virtualização processual.
----
Flávia Gomes de Barros
Dicom TJ/AL













