Presidência 12/05/2011 - 08:49:48
Juiz do CNJ profere palestra para jornalistas neste sábado
Nicolau Lupianhes Neto vem a AL explicar funcionamento do Conselho Nacional de Justiça

Profissionais e estudantes participam de capacitação sobre Judiciário na Esmal Profissionais e estudantes participam de capacitação sobre Judiciário na Esmal

     Tudo o que os jornalistas alagoanos gostariam de saber sobre o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) será detalhado no próximo sábado (14), às 8h, no quarto módulo do Curso de Aperfeiçoamento em Judiciário promovido pela Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas (Esmal). O juiz auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça, Nicolau Lupianhes Neto, mestre em Direito Público, será o responsável pela palestra do dia.

     O que é o CNJ, sua estrutura interna, qual o seu papel no Judiciário brasileiro e sua atuação junto aos Tribunais, as metas nacionais, assuntos polêmicos envolvendo resoluções, decisões e inspeções, os programas nacionais visando melhorar a prestação jurisdicional e muitos outros assuntos serão abordados durante a capacitação.

     Nicolau Lupianhes Neto atua na magistratura desde 1996. Lupianhes foi juiz titular da Vara de Família, Sucessões e Infância de Alfenas (MG) durante cinco anos, antes de ir para Uberaba. Também atuou nas comarcas de Uberlândia e Monte Belo, em Minas Gerais. Mestre em Direito Público pela Universidade de Franca (Unifran) em São Paulo, o juiz já foi professor universitário na Universidade José do Rosário Vellano de Alfenas (Unifenas) e na Universidade de Uberaba (Uniube).

     O curso de Aperfeiçoamento em Judiciário foi idealizado pela Presidência do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) com o propósito de esclarecer o significado e o uso adequado de terminologias jurídicas muito utilizadas pelos profissionais que atuam em veículos de comunicação de todo o Estado.