Sebastião Costa se reúne com representantes do MPE
Atuação em processos criminais foi um dos principais assuntos do encontro desta quarta
Presidente do TJ prontificou-se a atender pleitos do Ministério Público Estadual Caio Loureiro (Dicom - TJ/AL)
O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), desembargador Sebastião Costa Filho, recebeu na tarde desta quarta-feira (18) o procurador-geral de Justiça, Eduardo Mendes, e um grupo formado por procuradores e promotores de Justiça. Durante o encontro, os representantes do Ministério Público Estadual (MPE) falaram sobre as atividades do órgão ministerial e fizeram algumas solicitação ao desembargador-presidente do TJ.
O primeiro pleito dos representantes do MPE foi que o TJ/AL faça o levantamento de todos os processos de homicídios cometidos até dezembro de 2008 que não foram sentenciados. Com a relação em mãos, a Corregedoria do MPE irá informar aos promotores, que deverão dispensar especial atenção a esses processos.
A segunda solicitação foi feita pela promotora Karla Padilha, que atualmente coordenada o Núcleo de Inquéritos do 1º Centro de Apoio Operacional. A promotora pleiteou junto ao presidente do TJ que fosse firmado um termo de cooperação entre os órgãos, para que o Judiciário seja responsável pela guarda das armas enquanto os inquéritos policiais não forem concluídos pelo Ministério Público.
O presidente do TJ/AL prontificou-se em atender os pedidos feito pelo MPE e encaminhou as solicitações ao gabinete dos juízes auxiliares da Presidência. Sebastião Costa ainda colocou à disposição do Ministério Público técnicos da Diretoria Adjunta de Tecnologia da Informação (Diati) do TJ para que os promotores de Justiça sejam capacitados para atuar com a virtualização de processos, especialmente aqueles diretamente ligados às Varas de Execução Fiscal.
Ainda participaram do encontro o procurador-geral de Justiça substituto, Sérgio Rocha Cavalcanti Jucá, o corregedor-geral do MPE, Antiógenes Lira e o promotor de Justiça Afrânio Roberto Pereira, diretor do Centro de Apoio das Atividades Forenses no Fórum de Maceió.
-----
Flávia Gomes de Barros
Dicom TJ/AL













