Unidades prisionais são inspecionadas pela Corregedoria Geral da Justiça
Corregedor James Magalhães ouviu de perto os reclames dos presos Ascom CGJ
Observar de perto a realidade do sistema carcerário com o objetivo de implementar medidas de reestruturação. Foi com essa ideia que o corregedor-geral da Justiça de Alagoas, desembargador James Magalhães de Medeiros, traçou uma das suas metas de gestão: visitar todas as unidades prisionais da Capital. Na manhã desta quarta-feira (18), a primeira inspeção foi realizada com diversos pontos a serem analisados junto com os demais órgãos parceiros do Judiciário.
Acompanhado do juiz da 16ª Vara Criminal da Capital - Execuções Penais, José Braga Neto e do promotor da Vara, Cyro Blater, o corregedor James Magalhães realizou inspeção nos presídios Baldomero Cavalcante, Santa Luzia, Cyridião Durval, Casa de custódia (antigo Cadeião), Manicômio judiciário - CPJ e Rubens Quintela (antigo presídio São Leonardo). Esteve presente também à visita o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas, Gilberto Irineu.
Segundo o diretor das unidades prisionais, Luciano Gonçalves Neto, a população carcerária nestes estabelecimentos é de cerca de dois mil e cem detentos. O corregedor James Magalhães percorreu os corredores que dão acesso às celas e ouviu as reivindicações dos reeducandos. As reclamações mais constantes giravam em torno de questões ligadas à alimentação, saúde e progressão de regime.
Durante as inspeções, o corregedor se reuniu com agentes penitenciários para discutir a possibilidade da implantação de um núcleo de ressocialização em Maceió, bem como de um espaço para capacitação dos que cumprem pena.
“Essa foi a primeira inspeção realizada pela Corregedoria-Geral da Justiça. Tomamos ciência das dificuldades e iremos reunir os responsáveis pelo sistema carcerário em busca de soluções. Vamos realizar inspeções mensais, seguindo cronogramas já publicados em portarias baixadas pela CGJ”, afirmou o corregedor James Magalhães.
-----
Ascom CGJ













