Presidência 20/05/2011 - 16:00:14
“Problemas no Fórum de Maceió são pontuais”, diz presidente
Sebastião Costa Filho falou para a imprensa sobre falhas no prédio apontadas pela Almagis

Presidente do TJ explicou à imprensa o que está sendo feito para solucionar problemas no Fórum de Maceió Presidente do TJ explicou à imprensa o que está sendo feito para solucionar problemas no Fórum de Maceió Caio Loureiro (Dicom - TJ/AL)

     O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), desembargador Sebastião Costa Filho, concedeu entrevista coletiva na tarde desta sexta-feira (20) para tratar sobre as recentes denúncias feitas pela Associação Alagoana de Magistrados (Almagis) em relação a danos na estrutura física do prédio do Fórum Central de Maceió, localizado no Barro Duro.

     De acordo com o desembargador-presidente do TJ/AL, que esteve durante toda a coletiva acompanhado do presidente do Fundo Especial de Modernização do Poder Judiciário (Funjuris), juiz Nelson Tenório, os problemas no Fórum de Maceió são pontuais e já estão sendo resolvidos.

     “Engenheiros já constataram que não existe problema algum na estrutura do prédio. O que existe são falhas pontuais, causadas por pequenos danos no telhado, que geraram infiltrações e danos no gesso dos tetos de algumas salas. Mas tudo já está sendo feito para que os problemas sejam resolvidos no menor tempo hábil possível”, explicou o presidente do TJ.

     Sebastião Costa Filho ressaltou ainda na coletiva que a empresa responsável pela reforma no prédio do Fórum foi comunicada das falhas mas não se prontificou em solucionar os problemas. Por este motivo, o Tribunal de Justiça precisou contratar outra empresa para realizar os serviços.

     “Devido à urgência em realizar a manutenção e reparos no prédio, contratamos outra empresa que fará os serviços. Tudo que o Tribunal gastar com esses serviços será cobrado da construtora responsável pela reforma do prédio, que terá que nos ressarcir dos custos posteriormente”, enfatizou Sebastião Costa.

     Sobre os constantes problemas apresentados no sistema de refrigeração do prédio, o presidente do TJ explicou que está sendo feita uma análise no equipamento, que já é antigo e necessita de constante manutenção. “Caso fique constatado que o ar-condicionado não atende às necessidades do prédio, viabilizaremos aparelhos individuais para as salas. Temos todo interesse em proporcionar aos magistrados, servidores, operadores do Direito e à população um ambiente adequado para o bom desenvolvimentos das atividades no Fórum”, disse.

      Gerador

     Outra crítica comum aos que atuam diariamente no Fórum de Maceió são as constantes quedas de energia elétrica no prédio. Pensando nisso, o TJ/AL já iniciou o processo de licitação para a aquisição de outro gerador, que substituirá o atual equipamento enquanto estejam sendo feitos reparos, pois uma peça está danificada e o funcionamento prejudicado.

     “Todas as providências foram imediatamente tomadas para que os problemas sejam resolvidos. Os engenheiros do Funjuris estão acompanhando diretamente o que as empresas contratadas estão fazendo e em pouco tempo todas as falhas serão resolvidas”, finalizou o desembargador Sebastião Costa Filho.

     Confira o vídeo da entrevista na seção TV Tribunal ou na página do TJ no Youtube.

     

     -----

     Flávia Gomes de Barros

     Dicom TJ/AL