Corregedoria 02/06/2011 - 08:44:35
CGJ participa da solenidade de posse dos conselheiros da comunidade


Desembargador James Magalhães durante solenidade de instalação do Conselho da Comunidade Desembargador James Magalhães durante solenidade de instalação do Conselho da Comunidade Ricardo Chagas Ascom CGJ

     A sessão solene de reinstalação do Conselho da Comunidade de Maceió aconteceu nesta quarta-feira (01), às 9hs, no plenário do Conselho Penitenciário do Estado de Alagoas, situado no Fórum Universitário da UFAL.

          Estavam presentes na sessão o Corregedor-Geral da Justiça, desembargador James Magalhães de Medeiros, o juiz auxiliar da Corregedoria, Manoel Tenório, o juiz da 16ª vara de execuções penais, José Braga Neto, o promotor de justiça de execução penal, Cyro Blater e os membros do conselho da comunidade, composto por Adraildo Rios, Vera Costa, Manoel Delfino, Fernando Farias, Cláudio Beirão, Laeuza Farias, Ivan dos Santos e Everaldo Patriota.

       Constituição e reinstalação do Conselho da Comunidade

     De acordo com a Lei de Execuções Penais, o Estado deve recorrer à cooperação da comunidade nas atividades de execução da pena e da medida de segurança. Para isso, deve ser instalado, em cada comarca, o Conselho da Comunidade composto, no mínimo, por um representante da associação comercial ou industrial, um advogado indicado pela OAB, um assistente social e ainda membros da sociedade civil.

      Por meio da portaria 01/11, publicada em 18 de fevereiro de 2011, o juiz de direito André Guasti constituiu e reinstalou o Conselho da Comunidade em Maceió que seria composto por 7 (sete) membros que passariam a exercer as atribuições previstas no art. 81 da Lei de Execuções Penais.

      A reinstalação do Conselho da Comunidade representa uma abertura do cárcere à sociedade, visando a neutralizar os efeitos danosos da marginalização e da segregação e, bem assim, servir de meio auxiliar na fiscalização e na execução das penas e medidas de segurança.

     Apoio da Corregedoria na reinstalação do Conselho da Comunidade

     No início da gestão como Corregedor-Geral da Justiça, o desembargador James Magalhães de Medeiros recebeu os juízes das varas de execuções penais da capital e de Arapiraca. Na reunião, foi discutida a importância do funcionamento dos Conselhos da Comunidade e a Corregedoria firmou compromisso de reestruturá-los, iniciando tal feito em Maceió.

     E assim o fez. Na solenidade desta quarta-feira (01), o Corregedor James Magalhães ressaltou a imprescindibilidade dos Conselhos da Comunidade nas inspeções realizadas mensalmente pela CGJ nos presídios do Estado.

     “O Conselho da Comunidade é um órgão da execução penal e deve colaborar com o problema carcerário do nosso Estado. É um meio de participação da sociedade visando à ressocialização e humanização do sistema prisional”, disse o Corregedor James.