Esmal 03/06/2011 - 13:04:30
Curso de aperfeiçoamento e vitaliciamento prossegue até sábado
Treinamento dissemina imoportância da cultura de conciliação para solução de conflitos judiciais

Professora Lavínia Cavalcanti, durante palestra aos juízes no auditório da Esmal Professora Lavínia Cavalcanti, durante palestra aos juízes no auditório da Esmal Caio Loureiro (Dicom/TJ)

     Promovido pela Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas (Esmal), o curso de Aperfeiçoamento e Vitaliciamento para Magistrados com o tema “Difusão da Cultura da Conciliação e Técnicas para Realização de Mediação Judicial” começou nesta quinta-feira (2), com palestra da professora Lavínia Cavalcanti de Lima da Cunha, mestre em Ciências Jurídicas pela Universidade de Lisboa, Portugal.

     “É importante a difusão da cultura jurídica da conciliação na sociedade”, afirmou a professora Lavínia Cavalcanti, defendendo novos métodos alternativos para resolução de conflitos, onde se deve incentivar as técnicas extrajudiciais como a mediação, que é uma forma de autocomposição dos conflitos com o auxílio de uma terceira pessoa, esta imparcial, que nada decide, mas apenas auxilia as partes na busca de uma solução.

     A professora também reforçou a importância da técnica da arbitragem, onde as partes em conflito atribuem poderes a outra pessoa, ou pessoas, para decidirem por elas o objeto do conflito existente, desde que estas sejam imparciais e normalmente tenha conhecimento da matéria a ser disputada. A conciliação, outra técnica, requer conciliador imparcial, para que possa atuar na solução da questão.

     O curso prossegue hoje com palestra da juíza Maria Lúcia de Fátima Pirauá, presidente estadual do Instituto Brasileiro de Direito da Família(IBDFAM). O curso tem coordenação do juiz Alberto Jorge Correia de Barros Lima, auxiliar da Presidência do TJ. O curso de Difusão da Cultura da Conciliação e Técnicas para Realização de Mediação Judicial” termina neste sábado (4).