Esmal 11/06/2011 - 10:50:11
Ryldson Martins reforça papel social da Defensoria Pública
Jornalistas também assistiram à palestra do profesor Marcos Ehrhardt sobre a importância da OAB

Profissionais e acadêmicos de Comunicação durante palestra no auditório da Esmal Profissionais e acadêmicos de Comunicação durante palestra no auditório da Esmal Itawiltanã Albuquerque (Dicom-TJ)

     O defensor público estadual Ryldson Martins abriu o sexto módulo do Curso de Aperfeiçoamento em Judiciário, promovido pela Presidência do Tribunal de Justiça de alagoas (TJ/AL) explicando aos profissionais e acadêmicos de comunicação qual é o papel da Defensoria Pública Estadual, vinculada ao Poder Executivo.

     "A Defensoria é essencial à função jurisdicional do Estado. Sua principal função é orientar juridicamente e defender os mais necessitados em todas as instâncias do Judiciário brasileiro", reforçou Ryldson Martins, durante palestra proferida aos comunicadores presentes ao auditório da Escola Superior da Magistratura (Esmal).

     Ryldson também reforçou que o público-alvo da Defensoria em Alagoas, onde ele exerce sua profissão desde 2003, são as pessoas carentes e que não têm condições de pagar pelos serviços de um advogado. O defensor atentou para uma questão importante, que é a carência de defensores públicos em Alagoas.

      "Menos de 50% da comarcas em Alagoas são assistidas pelos defesnsores públicos. É grande a carência. Temos um defensor para cada 70 mil habitantes", reforçou o defensor, segundo o qual a Defensoria se devide em núcleos (saúde, criminal) para melhor assistência prestar aos cidadãos de todo o Estado.

     Na segunda etapa do sexto módulo do Curso de Aperfeiçoamento em Judiciário, coube ao advogado e professor universitário Marcos Ehrhardt explicar aos comunicadores o papel da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). "A Ordem tem relevância para o progresso da nossa democracia", comentou.

     Marcos também ratificou a necessidade do advogado à administração da Justiça. "No seu ministério privado, o advogado tambpém presta serviço público e exerce função social". O profissional também abordou, durnte sua intervenção, a questão do exame de ordem como requisito ao exercício da profissão.

     O Curso de Aperfeiçoamento em Judiciário foi idealizado pelo presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), desembargador Sebastião Costa Filho, com a finalidade de proporcionar aos profissionais e estudantes de Comunicação o conhecimento necessário para que as informações acerca das ações do Judiciário brasileiro sejam repassadas à população com mais clareza e correção.

     Currículo dos pelestrantes

     Ryldson Martins Ferreira, defensor público desde 2003, é professor do curso de Direito da Sociedade de Ensino Universitário do Nordeste (Seune) e da Faculdade Integrada Tiradentes (Fits), em Maceió. Conselheiro penitenciário desde 2008, ele recebeu o prêmio Cidadania e Justiça na Escola, conferido pela Escola Superior da Magistratura (Esmal) em 2008. É mestrando em Direito pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

     Marcos Augusto Ehrhardt Júnior é mestre em Direito pela Universidade Federal de Alagoas. Atualmente, cursa Doutorado pela Univesidade Federal de Pernambuco (UFPE). Na Ufal, é professor assistente da disciplina Direito Civil. Leciona a mesma disciplina em diversos cursos de pós-graduação em instituições de ensino superior, dentre as quais a Escola Superior da Magistratura em Pernambuco (Esmape).