Seminário nacional movimenta Judiciário na segunda-feira
Ministra Carmen Lúcia, do STF, e ministro da Defesa, Nelson Jobim, abrem os debates a partir das 9h
Ministra Carmen Lúcia, do STF, e ministro de Estado da Defesa, Nelson Jobim Reprodução
Inscrições para seminário sobre segurança pública até hoje
Esmal estimula participação de juízes em seminário nacional
Paulo Tamburini reforça importância de seminário sobre segurança em AL
Conselheiro do CNJ vem a Alagoas divulgar seminário nacional
TJ/AL sediará seminário sobre Judiciário e Segurança Pública
Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) promovem, nesta segunda-feira (25), a partir das 9h, no plenário da Corte estadual, o Seminário Nacional “Poder Judiciário e Segurança Pública”. O evento tem o propósito de estimular debates e reflexões acerca do papel das instituições judiciárias no âmbito da segurança pública e reúne, em Maceió, ministros de Estado e de Tribunais Superiores, generais das Forças Armadas e representantes das principais associações nacionais da magistratura.
A palestra de abertura será proferida pela ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) e vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Carmem Lúcia Antunes Rocha, que abordará “A garantia da lei e da ordem no processo eleitoral”. Na sequência, o ministro de Estado da Defesa Nelson Jobim fala sobre “A participação das Forças Armadas na garantia da lei e da ordem”.
Dois painéis movimentam os debates: “A Garantia da lei e da Ordem por Forças Federais” e “Segurança Institucional do Poder Judiciário”. No primeiro, generais do Exército e o secretário de segurança pública do Rio de Janeiro, José Maria Beltrame – sob a mediação do presidente do Superior Tribunal de Justiça Militar, almirante Álvaro Luiz Pinto –, abordam os casos de pacificação do Complexo do Alemão e da Penha.
O seminário também terá a participação do especialista em sociologia urbana e consultor de segurança pública, o coronel reformado da Polícia Militar do Rio de Janeiro, Rodrigo Pimentel. Ex-integrante do Batalhão de Operações Especiais (Bope), Pimentel atuou em operações no combate ao tráfico de drogas em morros e áreas com alto índice de violência na cidade do Rio de Janeiro. É autor do livro Elite da Tropa, que deu origem ao filme Tropa de Elite, coprodutor do documentário Notícias de Uma Guerra Particular e Ônibus 174. Atualmente Rodrigo Pimentel é comentarista de segurança de uma das principais redes de televisão do país
Palestras da tarde
Na parte da tarde, a partir das 15 horas, o seminário prossegue com mais duas palestras e um painel. A conselheira Taís Ferraz, integrante do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), e o ministro do STJ e TSE, Gilson Dipp, discorrem sobre “A Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública e a investigação de homicídios” e “O Judiciário, as organizações criminosas e a cooperação internacional”.
“Segurança Institucional do Poder Judiciário” é o tema do painel conduzido pelos presidentes das principais associações nacionais que representam os juízes estaduais, federais e trabalhistas: Nelson Calandra (Associação dos Magistrados Brasileiros – AMB); Gabriel Wedy (Associação dos Juízes Federais – Ajufe) e Renato Sant'anna (Associação dos Magistrados Trabalhistas – Anamatra).














