Esmal 10/08/2011 - 12:54:23
Escola da Magistratura: Cine Social em homenagem ao dia do Estudante
Projeto Justiça na Escola exibiu, nesta quarta, filme “Rio” para 200 alunos da Escola Edmilson Pontes

Alunos da Escola Edmilson Pontes lotaram auditório da Escola da Magistratura, no Farol Alunos da Escola Edmilson Pontes lotaram auditório da Escola da Magistratura, no Farol Caio Loureiro (Dicom - TJ/AL)

     A Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal) deu continuidade, nesta quarta-feira (10), ao Projeto Justiça e Cidadania na Escola, exibindo a um grupo de 200 alunos da Escola Edmilson Pontes, no Farol, o premiado filme “Rio”. De acordo com os organizadores, a temática dos filmes exibidos no auditório da Esmal contribui para discussão de temas sociais em sala de aula.

     Este ano o projeto veiculará, mensalmente, filmes com temas ligados à cidadania, que serão discutidos nas disciplinas em sala de aula. Após o filme, num momento de recreação, dois palhaços se apresentaram no palco do auditório e foi oferecido um lanche aos alunos em alusão ao dia do estudante, que será na próxima quinta-feira (11).

     A próxima exibição acontecerá no dia 24 de agosto e será destinada aos alunos de mais duas escolas da rede municipal e estadual de ensino. Os temas dos filmes são escolhidos de modo a levar as crianças à reflexão sobre temas de cidadania, como combate às drogas, posteriormente discutidos nas escolas.

     Programa Cidadania e Justiça na Escola

     O programa Cidadania e Justiça na Escola faz parte da Coordenação de Projetos Especiais da Esmal, que, sob a coordenação na juíza Fátima Pirauá, objetiva levar cidadania através da informação com o foco voltado para crianças menos assistidas, com exibição de filmes, teatro e palestras nas escolas do interior e da capital.

     O projeto está de acordo com cumprimento da meta quatro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) de implantação de programas culturais de esclarecimento ao público, como explica Ana Valéria, gerente do projeto Cidadania e Justiça na Escola. “Cinema não é só lazer, é cultura e informação”, acrescenta.

     O desembargador Sebastião Costa Filho, presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), é o diretor da Escola Superior da Magistratura Alagoana (Esmal).