Sebastião Costa representa TJ em encontro no Espírito Santo
Presidente participa de discussões sobre temas relacionados aos Tribunais de Justiça brasileiros
Presidentes de Tribunais de Justiça reunidos em Vitória, no Espírito Santo (ES) Valter de Lima Monteiro (TJ/ES)
O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Sebastião Costa Filho, representa Alagoas no 88º Encontro do Colégio de Presidentes de Tribunais de Justiça, realizado em Vitória, Espírito Santo (ES).
Na manhã desta sexta-feira (26), segundo e último dia do evento, Sebastião Costa participa de palestra sobre “Alguns aspectos relevantes do novo Código de Processo Civil (CPC)”.
O presidente do TJ/AL também assiste às palestras sobre “Gestão de Demandas e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e “Gerenciamento de Recursos de Depósitos Judiciais à disposição da Justiça Estadual”
Na tarde desta sexta-feira, Sebastião Costa Filho e os demais presidentes de Tribunais de Justiça participam discutem questões ligadas à gestão dos poderes sob suas responsabilidades.
O Encontro do Colégio de Presidentes de Tribunais de Justiça foi aberto quinta-feira à noite com palestras do desembargador Manoel Rabelo e do governador do Espírito Santo, Renato Casagrande.
"É uma honra e um privilégio recebê-los, para mais uma rodada de debates na busca de soluções e alternativas para o bom funcionamento do Poder Judiciário", afirmou Rabelo.
O desembargador Marcus Antônio de Souza Faver, presidente do Colégio Permanente de Presidentes, destacou, em sua palestra a morte da juíza Patrícia Acioli, assassinada no Rio de Janeiro.
“Quando uma juíza é assassinada brutalmente em função de suas atividades constitucionais e institucionais, é sinal de que nós estamos passando por momento extremamente delicado”.
Alertou ainda o desembargador Marcus Antônio: “Não se pode deixar de ter uma resposta à altura da ignomínia praticada. Abro esse encontro com essa advertência".
O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, fez reflexão sobre o “passado difícil” do seu Estado e a reconstrução dos Poderes Executivo, legislativo e Judiciário, por meio de sociedade organizada.
"Poder Judiciário hoje é um poder aberto ao diálogo com a sociedade e equilibrado em suas relações com as demais instituições. Hoje temos um Estado que se recriou, se reorganizou", ressaltou.
O governador Renato Casagrande destacou ainda o programa de ressocialização e de incentivo às empresas parceiras deste trabalho, realizado por meio do Projeto Começar de Novo.
O presidente da Associação dos Magistrados do Brasil, Nelson Calandra, discursou pedindo mais segurança para os juízes e mais união da magistratura de 1º e 2º graus.
“Transmito em nome dos 15.000 juízes brasileiros a homenagem ao povo do Espírito Santo e aos presidentes de cada tribunal de um Brasil que vai escrever com letras de ouro a sua história de vida democrática e republicana."
Convidado de honra do encontro, o ex-senador Bernardo Cabral palestrou sobre “Reforma Política” e destacou temas como eleição proporcional, financiamento político e campanhas.
"O problema hoje é que o político brasileiro está muito mais preocupado com suas ambições pessoais do que com os interesses da sociedade, salvo honrosas exceções", destacou Cabral.
Texto:Andrea Resende (TJ/ES) / Edição: Maikel Marques (TJ/AL)













