Presidência 12/09/2011 - 17:51:26
TJ/AL recebe visita de estudantes de ensino fundamental do colégio COC
Cerca de sessenta alunos conheceram a história, o funcionamento e as dependências do TJ/AL

Presidente em exercício, desembargadora Nelma Padilha, durante recepção dos alunos Presidente em exercício, desembargadora Nelma Padilha, durante recepção dos alunos Cristiano Soares (Dicom - TJ/AL)

     Juventude em contato com a experiência; teoria vista na prática. Mais uma tarde nada habitual nas dependências do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), que foram transformadas em salas de aula de História na tarde desta segunda-feira (12). Cerca de sessenta alunos do ensino fundamental do Sistema COC de Ensino visitaram a sede da Corte estadual para conhecer a história, a finalidade e a dinâmica dos trabalhos da mais alta instância do Judiciário alagoano.

     “Fico sensibilizada e homenageada porque sinto que os estudantes estão mais interessados em aprender sobre o funcionamento do nosso Judiciário. Sinto que isso aproxima nosso Tribunal do povo, o que só faz aumentar nossa responsabilidade. É uma grande satisfação poder estar no exercício da presidência e vivenciar um momento como esse.”, comentou a vice-presidente do TJ/AL, Nelma Torres Padilha, durante recepção dos alunos na sala da presidência.

     Os estudantes foram recebidos pela chefe do cerimonial do TJ/AL, Kátia Albuquerque, que os acompanhou durante toda a visita e explicou o funcionamento e a composição do TJ/AL. A juíza Maria de Fátima Pirauá conversou com os adolescentes sobre aspectos gerais do Tribunal e do Judiciário, a função da Escola da Magistratura (Esmal), dentre outros pontos.

     “Considero importantíssimas visitas como essa. É uma maneira de o Judiciário mostrar a sua casa e fazer com que as pessoas compreendam seu funcionamento, e nada melhor do que começar com os jovens. Essa inteiração com o Poder Judiciário é essencial, já que não se pode admirar aquilo que não se conhece.”, comentou.

     Atentos, os alunos registraram fotograficamente o momento e esclareceram dúvidas durante as palestras. Foram distribuídas cartilhas da Justiça, o Estatuto do Idoso e a Lei Maria da Penha (Lei 11.340/06), além de informativo sobre as ações do Projeto Cidadania e Justiça na Escola.

     Para o aluno Leonardo Trevisan, a experiência foi muito importante. “Pudemos aprender mais sobre o Judiciário, o que ajudou na composição do nosso conteúdo acadêmico. Vimos na prática o que aprendemos em sala de aula.”, pontuou.

     Além de conhecer todo o espaço físico da sede do TJ/AL, os estudantes levaram para casa uma visão aplicada de tudo aquilo que viram na escola sobre o Poder Judiciário.

     O projeto

     O professor-idealizador do projeto, Luciano Cavalcante, explicou que tudo começou a partir do Iluminismo e a repartição dos poderes. A ideia foi mostrar, em loco, o funcionamento dos três poderes. Os estudantes visitaram a sede do Poder Executivo, do Legislativo e finalizaram com a vinda ao prédio do Judiciário.