Câmara Cível 13/09/2011 - 16:52:19
Primeira Câmara Cível realiza sessão itinerante na faculdade Fama
Vinte processos foram julgados diante de mais de quatrocentos alunos da instituição

Primeira Câmara durante sessão de julgamento na Fama Primeira Câmara durante sessão de julgamento na Fama Caio Loureiro (Dicom - TJ)

     Dando prosseguimento ao projeto Interagindo com a Comunidade Acadêmica, a Primeira Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) levou a sessão de julgamentos dos processos em segunda instância para a Faculdade de Maceió (Fama) na noite desta segunda-feira (12). Um público de mais de quatrocentos alunos acompanhou atento a análise de vinte processos, sendo quinze pautados, quatro incidentais e um retorno de vista.

      Presidente do órgão, o desembargador Tutmés Airan de Albuquerque Melo destacou dois pontos importantes do projeto. “Primeiro que nós possibilitamos ao estudante conhecer o funcionamento dos nossos julgamentos, uma oportunidade talvez única para muitos. Segundo que eu considero que projetos dessa natureza aproximam o Judiciário da comunidade acadêmica, ajudando a dessacralizar os julgamentos.”

      Antes do início da sessão, os acadêmicos assistiram a uma palestra sobre aspectos do regimento interno do TJ/AL, proferida pela secretária da Primeira Câmara, Margarida Melo, uma espécie de preparação para que eles pudessem compreender a sistemática dos trabalhos que se seguiriam.

      O diretor da faculdade, José Luitgard Moura de Figueiredo, parabenizou a iniciativa e enfatizou a importância da prática para o curso de Direito. “Acredito que essa é uma grande aula que a 1ª Câmara Cível está dando de cidadania, de Direito e de justiça.”

      “É muito importante ter essa experiência com a realidade do Direito, visto que temos desembargadores trazendo toda a sua experiência para nós que vamos ingressar no mercado de trabalho.”, comentou o aluno do 9º período, Roberto Marques.

      Além do desembargador Tutmés Airan, participaram dos julgamentos o desembargador Alcides Gusmão da Silva, o juiz convocado Ivan Vasconcelos Brito Júnior e o procurador de Justiça, Walber Valente de Lima.

     Etapa do projeto

      Essa foi a 10ª etapa do Projeto Interagindo com a Comunidade Acadêmica, que já visitou nove outras faculdades de Direito situadas em Maceió e no interior do Estado. O Interagindo já atingiu cerca de 2.800 alunos.

      “O projeto está sendo considerado pela Primeira Câmara extremamente vitorioso, tendo em vista as informações prestadas pelos coordenadores de prática jurídica das faculdades visitadas.”, pontuou Margarida Melo.