Presidência 28/09/2011 - 10:19:21
Suspensão de prazos em Varas Cíveis da Capital de 3 a 7/10
Medida da Presidência se justifica pela necessidade de implantação do sistema de processual virtual

Desembargador Sebastião Costa Filho, presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas Desembargador Sebastião Costa Filho, presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas Caio Loureiro (Dicom - TJ)

     O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), desembargador Sebastião Costa Filho, suspendeu prazos processuais e demais atividades da 1ª à 13ª Vara Cível da Capital, no período de 03 a 07 de outubro, em virtude da instalação do Sistema Processual Virtual. A medida, publicada no Diário de Justiça Eletrônico desta quarta-feira (28), cumpre cronograma apresentado pela Comissão de Virtualização, no último dia (14).

     De acordo com o presidente da Comissão, juiz Alexandre Lenine de Jesus Pereira, entre os dias 3 e 5 de outubro, os analistas e escrivães lotados naquelas varas receberão instrução por meio de aulas ministradas na Escola da Magistratura (Esmal). No dia 6 e 7 do mesmo mês, será a vez dos magistrados se submeterem ao treinamento sobre o trâmite processual virtualizado.

     A implantação do Sistema Processual Virtual foi iniciada nas 16ª, 17ª, 18ª e 19ª Varas da Fazenda Estadual da Capital. Recentemente, a comarca de Maribondo, no Agreste do Estado, também passou pela mesma instalação, tornando-se a primeira comarca totalmente virtualizada do país.

     Com a virtualização, os processos físicos vão sendo substituídos pelos autos digitalizados, contribuindo com a celeridade, a segurança e a eficiência na prestação jurisdicional.