Homenagem 14/11/2011 - 20:05:45
"Sua determinação é como uma força da natureza", diz Sebastião Costa
Ministro alagoano Humberto Martins é agraciado com comenda do Mérito Judiciário

Presidente Sebastião ladeado pelo ministro homenageado e pelo governador de Aalgoas Presidente Sebastião ladeado pelo ministro homenageado e pelo governador de Aalgoas Cristiano Soares

      “O nosso homenageado é um apaixonado pelo Direito, que nunca deixou que as vicissitudes da vida esmorecessem as suas convicicções”, disse presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), desembargador Sebastião Costa Filho, ao discursar, na noite desta segunda-feira (14), durante a solenidade de outorga da Comenda do Mérito Judiciário Desembargador Moura Castro, ao ministro alagoano Humberto Eustáquio Soares Martins, do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

     Conduzido pelos desembargadores Orlando Monteiro Cavalcante Manso, Estácio Luiz Gama de Lima e Washington Luiz Damasceno Freitas, e ao som de Sina, entoada pelo Coral do Poder Judiciário, o ministro alagoano do STJ adentrou ao plenário do TJ/AL para receber a maior honraria do Judiciário alagoano, em reconhecimento à sua contribuição às ciências jurídicas e ao Poder Judiciário brasileiro.

     O chefe do Judiciário estadual abriu os discursos da sessão solene, destacando a trajetória bem-sucedida do ministro Humberto Martins, e realçou a imparcialidade com que ele sempre defendeu os interesses da população como militante da área jurídica. “É com alegria e espírito de reconhecimento que nos reunimos nesta sessão especial para outorgar ao ministro Humberto Martins a comenda de mérito judiciário.”, enfatizou.

     O desembargador-presidente Sebastião Costa relembrou a época em que conheceu Humberto Martins e ressaltou a paixão do ministro homenageado pelo Direito, sua simplicidade, cortesia e apego às origens. "A admiração que desperta em seus conterrâneos é fruto do trabalho incansável que realiza, em que prepondera o elemento ético.", declarou o chefe do Judiciário alagoano.

     “A inevitabilidade de seu sucesso jamais lhe subiu à cabeça. Antes, é sobremaneira receptivo com todos os que visitam seu gabinete em Brasília e a atenção redobrada aos seus conterrâneos, entre os quais me incluo, reflete a saudade de sua terra natal. Lar é onde o coração está, já dizia o ditado”, finalizou.

     Nas palavras do governador Teotônio Vilela Filho, Humberto Martins sempre deixou sua marca e sempre inovou em prol do coletivo. “É sempre uma honra e alegria para mim participar de grandes momentos da história do Tribunal de Justiça de Alagoas. Com certeza, hoje é mais uma data importante no calendário deste poder.”, destacou.

     O representante do Executivo estadual falou de sua felicidade em ver Humberto Martins sendo homenageado mais uma vez pelos alagoanos, que reconhecem seus valores profissionais e pessoais. E parabenizou a Corte pela Justiça alagoana pela justa homenagem.

     Composição da mesa

     Fizeram parte da mesa o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, desembargador Sebastião Costa Filho; o corregedor geral da Justiça, desembargador James Magalhães de Medeiros; os desembargadores Estácio Luiz Gama de Lima, Washington Luiz Damasceno Freitas, José Carlos Malta Marques, Pedro Augusto Mendonça de Araújo, Eduardo José de Andrade, Otávio Leão Praxedes, Alcides Gusmão da Silva, Tutmés Airan de Albuquerque Melo e Edivaldo Bandeira Rios; o procurador-geral de Justiça, Eduardo Tavares; o presidente da Assembleia Legislativa, Fernando Toledo; o presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro Ari Pargendler; o empresário Euclides Melo, representando o senador Fernando Collor de Melo; os senadores Benedito de Lira e Renan Calheiros; o deputado federal João Lyra; o vereador Marcelo Malta, representando a Câmara de Vereadores de Maceió; o vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho, desembargador Pedro Inácio; o presidente do Tribuna de Contas do Estado (TCE) Luiz Eustáquio Toledo; o presidente da Academia Alagoana de Letras, Carlos Barros Méro; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Alagoas (OAB-AL), Omar Coelho; o presidente da Associal Alagoana de Magistrados (Almagis), juiz Pedro Ivens; e o governador de Alagoas, Teotônio Vilela Filho, que foi conduzido à mesa pelo Presidente do TJ/AL, desembargador Sebastião Costa.

     Presenças

     Ocuparam lugar de honra no plenário do TJ/AL os ministros do STJ Cesar Asfor Rocha, José de Castro Meira, Massami Uyeda, Jorge Mussi, Luiz Felipe Salomão, Mauro Campbel, Raul Araújo Filho, Antônio Carlos Ferreira e o desembargador convocado Adilson Macabú; o vice-governador do Amazonas, José Melo Oliveira; os desembargadores-presidentes Nilson Castelo Branco (TJ/BA), João de Jesus Abdala (TJ/AM), Lupercínio Sá Nogueira Filho (TJ/RR) e Maria das Graças Pessoa Figueiredo (TRE/AM) e o conselheiro-presidente do TCE/AM, Josué Cláudio de Souza, além de familiares do homenageado e das autoridades presentes.