Presidência 18/11/2011 - 09:09:40
Sebastião Costa Filho discute metas do Judiciário brasileiro
Desembargador participa de encontro promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em Porto Alegre

Ministro Cesar Peluzo durante abertura do encontro em Porto Alegre, ontem à noite Ministro Cesar Peluzo durante abertura do encontro em Porto Alegre, ontem à noite CNJ

      O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), desembargador Sebastião Costa Filho, discute temas de interesse da magistratura alagoana, nesta sexta-feira, do Encontro Nacional do Judiciário, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul (RS). O desembargador José Carlos Malta Marques e corregedor James Magalhães também discutem as metas do Judiciário brasileiro para 2012.

      O encontro foi aberto ontem pelo presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Cezar Peluso , ocasião em que o ministro afirmou que “o essencial é o que é perceptível pela sociedade”. Ele lembrou ainda o escritor francês Antoine de Saint-Exupéry ao destacar que  esse deve ser o foco do trabalho dos juízes e servidores do Judiciário no Brasil. “Essa é a grande meta na qual a magistratura deve se guiar”.

      Representantes dos 90 tribunais do país estão reunidos para definir as metas do Judiciário brasileiro para 2012 e avaliar parcialmente o cumprimento das metas fixadas para 2011. Anualmente, os tribunais definem metas para aperfeiçoar o trabalho do Poder Judiciário brasileiro. O V Encontro Nacional do Judiciário está sendo realizado no Hotel Plaza São Rafael, no centro da capital gaúcha. 

      O evento, promovido pelo CNJ, tem a participação dos presidentes, vice-presidentes e corregedores, além dos conselheiros do CNJ. Na abertura, além do ministro Peluso, discursaram o presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), desembargador Leo Lima, o governador do estado, Tarso Genro, o presidente da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, Adão Vilaverde (PT-RS).

      O encontro termina hoje à tarde.