Virtualização 18/11/2011 - 12:02:56
Advogados recebem treinamento sobre peticionamento eletrônico
Diretoria de Tecnologia do TJ implanta recepção virtual de processos em mais nove unidades judiciárias

Analista Luciana Luna durante treinamento de advogados, no auditório da Esmal Analista Luciana Luna durante treinamento de advogados, no auditório da Esmal Cristiano Soares (Dicom - TJ/AL)

     A Diretoria Adjunta de Tecnologia da Informação (Diati) do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) realizou, quinta-feira (17), na Escola Superior da Magistratura (Esmal), treinamento sobre peticionamento eletrônico para 200 advogados que atuam nas seis varas de Família, duas de Sucessões e na 14ª da Fazenda Municipal. Na próxima segunda (21), o sistema de virtualização será implantando nessas unidades judiciárias, que passarão a receber apenas processos por meio eletrônico.

     Durante a capacitação, os profissionais tiveram contato com o novo sistema de custas via web, lançado na última quarta-feira (16). Essa nova ferramenta permitirá que o advogado realize todos os precedimentos relativos às custas de qualquer lugar, inclusive de sua própria residência, não necessitando mais se deslocar, por exemplo, até à contadoria do fórum.

     Os seguintes procedimentos relativos a custas já estão à disposição dos advogados: Custas de Preparo , Atos Avulsos, Custas Agravo de Instrumento, Solicitação do calculo de custas processuais, Custas Juizado Especial - Recurso Inominado, Custas Intermediárias, Custas Iniciais, Custas Ação Rescisória e Consulta de Custas.

     Na ocasião, o presidente da comissão de virtualização do TJ/AL, juiz Alexandre Lenine, explicou aos profissionais o projeto de implantação da virtualização no Estado, as etapas e a importância da nova ferramenta. Os advogados assistiram também a um peticionamento eletrônico em tempo real e a um vídeo produzido pela Diretoria de Comunicação (Dicom – TJ/AL) com depoimentos de profissionais sobre as vantagens da virtualização.

     Ao final das palestras proferidas pela analista de sistemas Luciana Luna e pelo diretor da Tecnologia da Informação do TJ, Jose Baptista, um painel de perguntas foi aberto e os profissionais puderam tirar dúvidas a respeito dos procedimentos diretamente com a comissão de virtualização.