CNJ 25/11/2011 - 09:46:06
Designados magistrados para Semana Nacional da Conciliação
Abertura da ação de conciliação de conflitos judiciais segunda (28), às 9h, no Fórum do Barro Duro

Advogado Bruno Dantas, conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) Advogado Bruno Dantas, conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) Itawi Albuquerque (Dicom - TJ/AL)

     O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), desembargador Sebastião Costa Filho, confirmou a designação dos sete juízes que vão oferecer prestação jurisdicional na Semana Nacional de Conciliação, cuja abertura está confirmada para às 9h desta segunda-feira (28), no Fórum do Barro Duro, em Maceió.

     Maria de Fática Barbosa Pirauá, coordenadora da Central de Conciliação da Capital, Nirvana Melo viana, Yulli Roter Maia, Nelson Fernando de Medeiros Martins, André Gêda Peixoto de Melo, Ana Florinda Mendonça da Silva Dantas e Sônia Thereza Beltrão da Silva são os juízes designados pela Presidência do TJ.

     A etapa alagoana da Semana Nacional de Conciliação começa às 9h de segunda-feira, no 3º andar do Fórum Desembargador Jairon Maia Fernandes, na avenida Presidente Roosevelt, Barro Duro, com a presença do advogado e conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) Bruno Dantas.

     As audiências de conciliação, no entanto, começam às 7h30, no Fórum Desembargador Jairon Maia Fernandes (onde estão as Varas da Capital), nos Juizados Especiais e nas Comarcas do interior de Alagoas. O tema da campanha deste ano é “Conciliar é a forma mais rápida de resolver conflito”.

     Diante da importância da conciliação como instrumento eficaz para solução de conflitos em Alagoas, o presidente Sebastião Costa Filho, designou o desembargador Alcides Gusmão para condução do Núcleo Permanente de Solução de Conflitos.

     Em Maceió, as conciliações também poderão ser feitas na Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, através do Balcão de Direitos, e no Posto Avançado de Conciliação Extrajudiciário (PACE), na Associação Comercial, no bairro de Jaraguá.

     Em 2010, mais de 1.600 pessoas foram atendidas nos cinco dias de atividade, resultando em 85% de conciliações. Dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) indicam que, em 2010, 361.845 audiências de conciliação foram realizadas em todo o País.

     Destas, houve homologação de 171.437 acordos, que movimentaram valores da ordem de R$ 1,074 bilhões.