Judiciário promove mutirão no Benedito Bentes nesta sexta
Mais de 400 processos do 10º Juizado Especial de Maceió estão na pauta de audiências
Justiça Itinerante encerra programação de mutirões de 2011
O projeto Justiça Itinerante do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) realiza nesta sexta-feira (16), no Benedito Bentes I, o último mutirão judiciário do ano, para instrução e julgamento de mais de 400 processos cíveis, em tramitação no 10º Juizado Especial Cível e Criminal de Maceió. Os trabalhos se desenvolvem na Escola Estadual Dra. Eunice de Lemos Campos, entre 8h e 15h.
O mutirão tem o objetivo de desafogar o 10º Juizado Especial, onde tramitam atualmente mais de 4000 processos. Seguindo a política de incentivo à solução pacífica dos conflitos, todos os processos incluídos na pauta de audiências serão submetidos previamente à conciliação. Caso não haja acordo entre as partes, os processos serão instruídos e preparados para sentença.
O evento conta com a participação de treze magistrados, servidores do Judiciário e voluntários, incluindo alguns alunos que concluíram, na última segunda-feira (12), o Curso de Capacitação de Conciliadores e Mediadores em Conflito de Interesse, promovido pela Escola Superior da Magistratura (Esmal). A coordenação do projeto reservou 10 salas de aula para concentrar as atividades do mutirão, designando trinta equipes – três por ambiente – para a realização simultânea das audiências.
A juíza Maria de Fátima Barbosa Pirauá, coordenadora da Central de Conciliação da Capital, destacou a importância do engajamento de magistrados, servidores e estagiários para o êxito dos trabalhos desenvolvidos nos mutirões judiciários realizados ao longo do ano. “Gostaria de agradecer a todos os profissionais e voluntários envolvidos nessas atividades que contribuem para a redução da sobrecarga de processos nas unidades judiciárias”, declarou.













