Corregedoria 08/02/2012 - 11:04:12
Equipe Interagir da CGJ alcança metas de 2011 e inicia os trabalhos de 2012
Unidades judiciárias são auxiliadas com êxito

A coordenadora Leônia Silva (centro) durante os trabalhos da equipe Interagir A coordenadora Leônia Silva (centro) durante os trabalhos da equipe Interagir Divulgação

      Seguindo as orientações do Conselho Nacional de Justiça - CNJ e com o objetivo de consolidar a padronização e racionalização dos serviços judiciários, a Corregedoria Geral da Justiça, por meio do provimento 33, criou a equipe Interagir de apoio às secretarias judiciais. Tal iniciativa está contemplada no planejamento estratégico da CGJ para o biênio de atuação do Corregedor James Magalhães de Medeiros.

      A equipe Interagir teve atuação restrita às Varas e Juizados Especiais Cíveis e Criminais da capital e desenvolveram atividades nessas unidades no que concerne à organização judiciária, formação de método de divisão de tarefas, padronização de procedimentos operacionais, orientação e auxílio no desempenho das atividades cartorárias. Além disso, os integrantes do Interagir receberam sugestões de magistrados e servidores, repassando-as ao Corregedor.

      Foram realizadas avaliações do desempenho e dos resultados das tarefas desenvolvidas nas unidades judiciárias, verificando-se, inclusive, a produtividade desempenhada em relação às ferramentas tecnológicas disponíveis. " A correção dos trabalhos de maneira preventiva e as orientações e informações repassadas pelo Interagir forteleceram a cultura da padronização e racionalização dos serviçõs judiciários", afirmou o Corregedor James Magalhães.

      A equipe, composta por servidores e estagiários lotados na Corregedoria, foi coordenada pela servidora Leônia Silva. " Obtivemos êxito nos trabalhos desenvolvidos e traçados no plano de ação, uma vez que foram analisados, trabalhados e correicionados a maioria dos processos em tramitação e com locação física nas unidades auxiliadas."

      Ainda segundo a coordenadora, o Interagir trabalhou, de setembro a dezembro de 2011, em 4 (quatro) unidades judiciais: 16a Vara Criminal, 2ª Vara Criminal, 26ª Vara Cível, 20ª Vara Cível, todas na capital. Contabilizaram 6.585 (seis mil, quinhentos e oitenta e cinco) processos, demandando 12.192 (doze mil, cento e noventa e dois) atos praticados, dentre eles: mandados de citação e intimação, ofícios, cartas precatórias, etc.

      A previsão para 2012 é de continuidade das atividades. Para o primeiro semestre, oito unidades judicárias passarão pelos trabalhos. As atividades de auxílio já tiveram início na 16ª e 11ª varas criminais, com o objetivo precípuo de atualização dos históricos cadastrais das partes dos processos, medida esta que visa a favorecer a virtualização processual.