Corregedoria 23/02/2012 - 16:12:18
Setor de Distribuição do Fórum expõe problemas ao Corregedor


Corregedor James Magalhães durante reunião com setor de distribuição do fórum Corregedor James Magalhães durante reunião com setor de distribuição do fórum Ascom CGJ

     Central de Distribuição de processos do Fórum da capital é considerado um dos setores de maior complexidade no que se refere à exigência quanto à celeridade e responsabilidade exigidas no encaminhamento dos autos processuais ao juízo competente.

     Mas, para manutenção da presteza nos serviços, o setor vem encontrando dificuldades. Diante disso, na manhã desta quinta-feira (23), representantes da Central de Distribuição se reuniram com o Corregedor James Magalhães de Medeiros para expor que problemas foram detectados e que possíveis soluções podem ser implantadas.

     De acordo com a diretora do setor, Simone Marinho, após a implantação da virtualização, o peticionamento eletrônico passou por um período de adaptação. Além disso, foi solicitado à Corregedoria a revisão de alguns modelos diariamente utilizados com o intuito de padronização dos procedimentos.

     O Corregedor James Magalhães se comprometeu em analisar todos os pontos discutidos na reunião e irá agendar uma novo encontro, dessa vez, com membros do Ministério Público e Defensoria Pública para ajuste de procedimentos.

     

     Saúde: cooperativa de anestesistas reivindica melhorias

     “O papel da Corregedoria-Geral da Justiça vai além das questões meramente de cunho jurisdicional”, assim o Corregedor James Magalhães de Medeiros pontuou a reunião ocorrida na manhã desta quinta-feira (23) com os representantes da cooperativa de anestesistas de Alagoas, Tely Damaso, Dário Braga e Rodrigo Fontan.

     A categoria solicita apoio no que concerne à falta de reajuste da tabela de preços referente aos procedimentos médicos realizados, tais como a realização do parto cesariana. Os médicos alegam que não há ajuste monetário há 15 anos e que o valor pago atualmente é extremamente defasado, quando comparado com outros Estados do Nordeste, a exemplo do Piauí e Pernambuco.

     Além disso, os profissionais questionaram a demoro no repasse dos valores a serem pagos nos plantões médicos. Segundo eles, o tempo de pagamento que os hospitais levam para efetuarem tal pagamento chega a 60 dias.

     Ciente das reivindicações, o Corregedor James Magalhães pediu para que os representantes da categoria compareçam, na próxima segunda-feira, à reunião do Comitê Permanente da Saúde - formado por magistrados e membros do Poder Executivo Estadual e Municipal e outras esferas do Judiciário - para expor os problemas.

     

     Planejamento do “Interagir Avaliando” é discutido na CGJ

      O planejamento do programa “Interagir Avaliando”, da Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ) foi discutido na manhã desta quinta-feira (23). Além do Corregedor-Geral, James Magalhães participaram da reunião os juízes auxiliares, Antônio Emanuel Dório e Jamil Amil, o presidente da Associação dos Notários e Registrados (Anoreg), Iran Malta, a Ouvidora Judiciária ,Clara Acevedo, o secretário-geral da CGJ, Nilo Brandão e demais servidores.

      O “Interagir Avaliando” é a continuação do Programa Interagir, através do qual a Corregedoria promoveu no ano passado, fóruns de regionalização com entes do Poder Judiciário nos municípios de Santana do Ipanema, União dos Palmares, Porto Calvo e Arapiraca. Este ano, os encontros acontecerão em Arapiraca, no dia 11 de maio e em União dos Palmares, no dia 1° de junho.

      “Queremos saber o que melhorou, após nossas visitas nessas regiões. Pretendemos reunir magistrados de várias Comarcas, além de representantes do Ministério Público, Defensoria, e cartórios. Vamos usar como base de dados as informações da Ouvidoria”, explicou o Corregedor.

      Ele lembrou ainda, que a Corregedoria vai realizar inspeções nas serventias extrajudiciais em todo o Estado. “Cada ente do judiciário vai expor suas pautas, para que possamos resolver os entraves”, disse Magalhães.